Artista utiliza lupa e luz solar para gravar desenhos na madeira


A pirogravura é uma técnica de desenho primitiva cujos traços são feitos sobre uma superfície de madeira com a ajuda de uma ponta fina incandescente.

Mas o artista filipino Jordan Mang-osan vai além e utiliza apenas a luz solar refletida em uma lupa para criar paisagens espetaculares e figuras humanas em placas de madeira compensada.

Posicionando com cuidado a lupa sobre os esboços preparados, Mang-osan pacientemente grava as linhas escuras com o calor gerado pelo sol e só depois de muito tempo tem seu trabalho concluído.

Graças ao talento e habilidade do artista, suas obras foram reconhecidas e lhe renderam muitos prêmios internacionais ao longo dos anos. Confira algumas delas abaixo:

pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (1)pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (10) pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (11) pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (12) pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (13) pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (2) pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (3) pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (4) pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (5) pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (6) pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (7) pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (8) pirogravura_jordan_mang_osan_tramp (9)