conheça_expresso_turistico-tramp

O segundo episódio do canal “Conheça” já está no ar! Desta vez, o nosso colunista Kauan Lima embarcou nos vagões da década de 50 que percorrem os trilhos da grande São Paulo em um passeio especial chamado Expresso Turístico.

O Expresso Turístico é um serviço ferroviário criado em 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea.

A viagem é feita a bordo de uma composição, formada por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60 e tracionados por uma locomotiva a diesel. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM.

O trem sai da Estação da Luz, no centro de São Paulo, com destino ao distrito de Paranapiacaba, uma charmosa vila de arquitetura inglesa que já se candidatou a Patrimônio Mundial da Humanidade, localizada no município de Santo André (SP). Assista abaixo essa verdadeira ‘viagem no tempo’: