É fato que os clubes de assinatura tem conquistado milhares de pessoas ao redor do mundo, muito pela comodidade e praticidade que eles trazem. E, no Brasil não seria diferente, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os clubes de assinaturas aumentaram cerca de 167% nos últimos quatro anos, movimentando o mercado na casa de R$ 1 bilhão. Os dados ainda mostram que em 2014 era somente 300 clubes de assinatura e hoje já são 880. Ou seja, esse segmento é muito promissor e está crescendo cada vez mais. Entre os produtos ofertados é possível encontrar, vinho, livros, alimentação saudável e até fotografias surpresas.
Confira alguns exemplos de empresas que atuam com esse modelo de negócio que conquistou o mundo!
Fundada em Dezembro de 2015, por Raphael Mendonça e Rogério Augusto, a Phosfato é um clube de assinatura de revelação surpresa de fotos que proporciona experiência inovadora aos seus clientes com entregas mensais de memórias exclusivas. Com 77 mil assinantes atualmente e um ticket médio de R$ 30, a Phosfato produziu cerca de 2,5 milhões de fotos ao longo de 2019 e busca alcançar 100 mil assinantes até dezembro.
A Allps, acelerada InovAtiva 2019.1 nasceu em 2015 para tornar a vida mais saudável! A startup faz uma curadoria de produtos e entrega mensalmente um kit com alimentos saudáveis na casa do cliente, que vai desde biscoitos, snacks e barrinhas, até pães, massas e bolos. Tudo isso com supervisão direta de uma nutricionista.
Clube W é um clube de assinaturas criado pela loja virtual de vinhos Wine.com.br, o clube foi inaugurado em 2010 e veio com a proposta de democratizar o consumo consciente da bebida. O assinante recebe em casa uma caixa com dois rótulos diferentes de vinhos, junto com um corta gotas colecionável, além de uma revista especializada no assunto para o consumidor entender melhor sobre esse universo. A diferenciação do clube é a curadoria de vinhos. O consumidor que gosta de apreciar vinhos mas não tem conhecimento não sabe qual escolher na hora de comprar no mercado. Para resolver essa questão, a empresa seleciona rótulos renomados do mundo dos vinhos. E o assinante nunca sabe qual vai receber, é sempre uma surpresa.
A Glambox é a grande referência entre os clubes de assinatura de produtos de beleza, onde as assinantes recebem uma caixa com vários itens. A experiência da assinante é o foco da iniciativa. O primeiro ponto é que a empresa monta a caixa de produtos baseando-se nas caraterísticas da assinante: cor da pele, cor e tipo de cabelo, preferências de estilo, etc. Em cada edição da caixa a empresa conta com uma história diferente, baseada numa data comemorativa, ou acontecimento ou até a promoção de um concurso. A ideia é levar uma experiência para a assinante que vá além do consumo dos produtos. Mas o mais interessante é o modelo de negócio da empresa. Os produtos são obtidos com marcas consagradas de cosméticos na base da permuta. As empresas cedem os produtos para a empresa em troca de pesquisas de mercado com as consumidoras do clube de assinaturas.
O Candy in Box é uma clube para os amantes de doces. Os assinantes recebem uma caixa recheada de guloseimas diferenciadas, que são doces importados. O itens são variados: balas, chocolates, salgadinhos, bebidas, entre uma enorme variedade. E sempre são uma surpresa, o assinante não sabe o que vai receber. Esse é um clube dá a oportunidade do consumidor provar delícias do mundo inteiro que ele não encontraria numa doceria qualquer ou no mercado, e a um menor custo.