Só quem organiza a viagem sabe o trabalho que leva ao pesquisar preços, roteiros, alimentação e tudo que uma viagem envolve. Como otimizo meu tempo e recurso financeiro? Embora comprar pacotes prontos seja uma alternativa fácil, ela definitivamente nunca é a mais barata das opções. Se quiser economizar
Entre no Kayak para identificar os períodos com preços mais baixos. Depois de acessar o site, selecione o destino e a data. A plataforma deles mostra os períodos que são considerados de alta e baixa temporada (com legendas vermelha, amarela e verde). Depois é só se planejar para pegar férias na época de baixa.
Vai de avião? Pesquise os preços em muitos sites, há muitos com boas opções para todas as épocas. Alguns exemplos são: Maxmilhas, Kayak, Voopter, Hopper e Decolar. Não se esqueça de ativar seu cashback. Geralmente o Méliuz tem muitas opções de operadoras.
Já se você pretende ir de ônibus, use o Buser. As avaliações deles são boas e o preço é bem acessível.
A hospedagem já é um pouco mais complicada. Depende bastante de muitos critérios pessoais. Mas uma opção mais em conta é viver um pouco da cultura local e pesquisar casas/quartos de moradores da cidade escolhida para se hospedar.
O Airbnb e o Booking possuem muitas opções de casas, que geralmente são mais acessíveis que hotéis. Mas se o hotel for inegociável, o Trivago realmente funciona como um ótimo comparador de preços.
Pesquise muito sobre o trânsito na cidade, avalie os percursos que irá fazer e faça o orçamento de qual compensa mais em relação custo benefício: devo alugar ou carro? Transporte público é o suficiente? Uber? Vou visitar lugares mais distantes? Qual o custo? Coloque tudo no papel que você chegará a uma conclusão. Nesse ponto, avalie bem a relação custo x benefício, afinal, você está de férias e deve curtir ao máximo.
Para as refeições, prepare bem seu orçamento, pois ele é um dos poucos que permitem economia. Também é interessante estar em um espaço com cozinha, que permita fazer suas próprias refeições em alguns momentos para evitar o gasto com besteiras no dia a dia. Se quiser visitar restaurantes com cardápios diferenciados é legal manter em mente o orçamento que foi preparado com antecedência.
É impossível não pensar também nas lembrancinhas. Se fôssemos levar para todos que gostamos iríamos gastar uma grande quantia apenas nisso. Por isso o ideal é estipular um valor por lembrancinha/pessoa e inserir no seu orçamento. É possível trazer coisas para pessoas queridas se bem planejado, mas, se estiver estourando o orçamento, repense.
por Ricardo Hiraki Maila, fundador da Plano Consultoria, empresa de consultoria de finanças pessoais