O marketing está em ascensão dentro das empresas. A área, que antes era vista como gasto e não um investimento, evoluiu. Por meio do desenvolvimento de novas técnicas e métricas que são cada vez mais apuradas para otimizar os motores de buscas e a leitura do comportamento do consumidor na web, o departamento finalmente parece ter atingido o status estratégico que merece.
Com a revolução digital e o empoderamento do consumidor, que se tornou mais bem informado e exigente, a área passou a ir muito além da simples presença de marca. Hoje, esses profissionais são responsáveis por zelar pela credibilidade, reputação e também pelas vendas de uma empresa, que sofrem impacto direto e instantâneo ao menor sinal de deslize.
Segundo o estudo Global Marketing Trends 2020, feito consultoria empresarial Deloitte, as tecnologias digitais facilitaram a navegação dos consumidores, mas também criaram uma “dívida de experiência” entre as marcas e seus clientes. Por isso, tornou-se tão importante valorizar a relação humana, algo que só as experiências podem proporcionar. Um exemplo na prática são as lojas-conceito, super ‘instagramáveis’ e coloridas, que fazem o público até esquecer que está consumindo um produto. A compra fica mais leve, intuitiva, prazerosa e até mais humanizada.
Então vamos falar de habilidades? A seguir, elenquei 5 características que serão imprescindíveis para os profissionais de marketing que queiram garantir sua empregabilidade neste início de nova década. São elas:
1. Atualização contínua
Saber identificar tendências como essas que falei anteriormente e ter ideias que possam se converter em resultados são, portanto, habilidades essenciais para o profissional de marketing nos próximos anos. Mais do que nunca, ele precisa estar conectado com o público do segmento para o qual irá trabalhar, conhecer e saber utilizar as novas tecnologias. Seja por meio de leituras, cursos ou workshops, ele precisa estar por dentro das mudanças e disposto a abraçar as novidades, sem medo de arriscar. Ele deve ter em mente que todo aquele conteúdo que consumir vai ajudá-lo a antecipar inovações e atuar de forma mais ativa, e não reativa.
2. Resiliência
O mercado também começa a valorizar um equilíbrio entre as hard skills, capacitações técnicas que podem ser comprovadas por meio de diplomas, e as soft skills, aquelas habilidades pessoais e comportamentais. Não adianta possuir todo o conhecimento técnico do mundo se o profissional não souber adaptá-lo a diferentes situações e se integrar à cultura da empresa. Além disso, a digitalização vai exigir trabalhos com maior inteligência e senso crítico.
3. Foco no cliente
O profissional de marketing precisa ser orientado ao serviço. O cliente é o foco de todo esse processo. É para ele que devemos desenhar as melhores ações de planejamento, entendendo assim quais são as dores e motivações de compra e ir ajustando todos os processos de forma contínua e próxima.
4. Minerador de dados
Não dá mais para simplesmente tentar prever os comportamentos ou mesmo lançar campanhas com base nos resultados passados. Saber interpretar dados em tempo real para antecipar tendências e tomar decisões imediatas e mais assertivas são funções cada vez mais demandadas para este profissional.
5. Persuasão
Aquele que souber apresentar bem suas ideias, negociar e dialogar com clareza terá vida longa no marketing. Ser um bom influenciador é fundamental tanto no ambiente interno das empresas, quanto na divulgação do projeto para o público. O que os profissionais dessa área mais precisam é de capacidade para criar, combinar ideias e transmitir conhecimentos de diferentes maneiras, para diferentes públicos.
Por fim, digo que manter-se curioso e faminto por novos conhecimentos são características importantes para os profissionais de marketing. Acredito que sabendo empregar todas as habilidades que mencionei, o profissional de marketing certamente terá muito sucesso no ano que se inicia!
Desejo boas festas a todos e um ótimo início de ano!
por Felippe Virardi, formado em administração de empresas, executivo com mais de 10 anos de experiência na área de marketing e vendas e headhunter na Trend Recruitment, consultoria boutique de recrutamento e seleção para marketing e vendas