“Doce Entardecer na Toscana” estreia nos cinemas do país


foto de Doce Entardecer na Toscana
(Crédito: divulgação)

O longa polonês Doce Entardecer na Toscana, do premiado diretor Jacek Borcuch (Tudo que Eu Amo), entra em cartaz no dia 13 de Março. O filme é protagonizado pela atriz Krystyna Janda, que interpreta Marie Linde, uma poeta com uma carreira consagrada.

Linde é uma avó progressista e rebelde, de origem polonesa-judaica, que tem uma vida privilegiada no interior da Itália. Ela vive com o marido em uma rica casa construída no meio de uma paisagem idílica. Prestes a receber o Prêmio Nobel de Literatura, Linde dá uma festa de celebração na residência. Durante a comemoração, é avisada sobre a fuga de imigrantes ilegais – é o prelúdio do tema evocado pelo filme.

foto de Doce Entardecer na Toscana
(Crédito: divulgação)

Um violento ataque terrorista ocorre em Roma, exaltando ânimos xenófobos pela Itália. Ao mesmo tempo, a poeta aceita uma homenagem da prefeitura de sua pequena cidade. Na cerimônia, faz um provocativo e inflamado discurso, desagradando o país todo e virando pária.

Apesar de ter elenco e equipe técnica formados majoritariamente por poloneses, o drama foi é ambientado em Volterra, na região da Toscana, onde foi filmado. A veterana Krystyna Janda, que já recebeu o prêmio de melhor atriz em Cannes por O Interrogatório, de Ryszard Bugajski, foi premiada pela sua interpretação no longa de Borcuch no último Festival de Sundance. Assista ao trailer: