10 dicas para uma decoração clean


Para a arquiteta Soraya Surdi, uma das principais vantagens em se adotar uma decoração limpa e contemporânea é ganhar mais amplitude nos espaços. Um exemplo desse estilo pode ser visto no apartamento decorado do empreendimento Terrasse Idée, em Curitiba, que é assinado pela profissional. “A harmonização de cores com peças de design e texturas diferenciadas dá personalidade e proporciona conforto, sem pesar no bolso”, afirma a profissional.

1. Cores Neutras

A primeira dica para quem quer adotar uma decoração clean é adotar uma paleta de cores claras em tons de cinza, bege ou nude. Neste projeto a cor cinza foi escolhida para ser o destaque na sala e também está presente no sofá, nas cadeiras da sala de jantar e laminado de madeira imitando cimento queimado na parede.

Crédito: Marcelo Stammer

2. Uso de Madeira

O elemento foi utilizado de uma forma a dar uma unidade em todo projeto. Além de estar no piso de todo apartamento, ele aparece estrategicamente no armário da cozinha, na marcenaria dos quartos e no pergolado da sala de jantar. A textura do revestimento traz conforto, além de combinar perfeitamente com o mobiliário.

Crédito: Marcelo Stammer

3. Texturas

Os papeis de parede contrastam com as superfícies lisas e a madeira, criando diferentes texturas em quase todos ambientes. O tapete que simula couro estonado e o painel da sala também contribui na combinação harmoniosa de materiais diferentes de linguagem contemporânea.

Crédito: Marcelo Stammer

4. Elementos com Estilo

O pergolado em madeira delimitando a sala de jantar dá personalidade e é um dos pontos altos do projeto. Na cozinha a prateleira suspensa é outro elemento que denota um ambiente contemporâneo, junto com as cadeiras de design.

Crédito: Marcelo Stammer

5. Marcenaria sob Medida

Tudo organizado em armários que otimizam espaços. O mobiliário de linhas retas e cores blocadas criam um ambiente limpo. Eles harmonizam muito bem com cortinas leves para deixar o ambiente arejado e iluminado.

Crédito: Marcelo Stammer

6. Iluminação

Um projeto de iluminação simples foi adotado nesse projeto. Para que a luminosidade fosse distribuída de forma homogênea nos ambientes foram colocados Plafons com luz difusa. Spots de embutir complementam de forma mais direta e pontual em locais estratégicos. A mesa de jantar ganhou um pendente de design contemporâneo.

Crédito: Marcelo Stammer

7. Objetos Coloridos

Quadros e objetos de decoração podem quebrar a monotonia dos tons neutros. A vantagem deste tipo de truque é que podem ser trocados com facilidade conforme a vontade dos donos da casa.

Crédito: Marcelo Stammer

8. Utilização de Espelho

Um truque conhecido para dar amplitude aos ambientes. Além da instalação na parede, nesse projeto ele também aparece nas paredes da sala e quarto e também no armário de um dos quartos.

Crédito: Marcelo Stammer

9. Tecidos Lisos

Sofá, cadeiras e roupas de cama ganharam cores únicas em cada ambiente. A identidade de cada espaço é delimitada por cores complementares. Ao mesmo tempo existe um diálogo entre os tons nos diversos cômodos do apartamento.

Crédito: Marcelo Stammer

10. Ambiente Integrado

Um dos pontos altos na decoração do apartamento é a Sala de Jantar. Ela ganhou destaque é ditou o estilo de todo projeto. Para maximizar seu efeito cênico a sala de estar foi integrada ficando ainda mais charmosa.