O que seria do mundo sem a fotografia? Ou melhor, o que seria dos acontecimentos mundiais sem os grandes fotógrafos para registrarem tudo de forma brilhante e corajosa? Bem, certamente nada seria tão impactante sem os estímulos visuais proporcionados por eles.
Ao documentarem eventos de grande importância histórica ou simplesmente os hábitos de pessoas comuns durante uma determinada época, esses profissionais sempre contribuíram muito com a humanidade.
Entre centenas de representantes geniais dessa expressão artística, nós do Tramp, como amantes da fotografia, resolvemos listar os 10 melhores fotógrafos do mundo conhecidos por seus fantásticos trabalhos. Veja abaixo:
1. Dorothea Lange
Filha de imigrantes alemães, a norte-americana Dorothea Lange ficou famosa ao documentar desde muito nova o impacto da Grande Depressão em vários estados dos EUA durante a década de 30. Tendo como “Mãe Migrante”, de 1936, o seu registro mais famoso.
2. Sebastião Salgado
Brasileiro nascido em Minas Gerais, Sebastião Salgado se consagrou mundialmente como foto documentarista por suas fotografias de estilo único. Um de seus trabalhos mais aclamados, chamado Êxodos, publicado no ano 2000, documenta o deslocamento em massa de pessoas do mundo todo em busca de melhores condições de vida.
3. Annie Leibovitz
A fotógrafa norte-americana Annie Leibovitz é um dos nomes mais conhecidos se tratando em fotografias de celebridades. Em revistas como Rolling Stone e Vanity Fair, ela deixou sua marca retratando de forma intimista a vida dos famosos.
4. Henri Cartier-Bresson
Considerado o pai do fotojornalismo, o francês Henri Cartier-Bresson foi pioneiro no uso da câmera de filme 35mm durante o século XX e um dos fundadores da conceituada agência fotográfica Magnum.
5. Robert Capa
Nascido em Budapeste, Endre Ernő Friedmann, nome verdadeiro de Robert Capa, é conhecido como um dos principais fotógrafos de guerra do mundo por registrar os principais conflitos mundiais durante a primeira metade do século XX.
6. Robert Doisneau
O Fotógrafo francês Robert Doisneau era apaixonado por fotografia de rua e ficou famoso por registrar o cotidiano das pessoas que viviam em Paris durante o século passado.
7. James Nachtwey
Fotógrafo da famosa revista Time desde 1984, James Nachtwey é muito comparado com Robert Capa por seus registros focados em guerras. Percorrendo os países mais diversos como Israel, Indonésia, Tailândia, Índia, Guatemala e Coréia do Sul, James capturou cenas chocantes como esta da foto acima.
8. Brassai
Nascido na Hungria em 1899, Brassai além de fotógrafo, era cineasta, escultor e escritor. Vivendo na França ele ganhou fama internacional ao registrar de forma irreverente a vida noturna parisiense.
9. Patrick Demarchelier
Patrick Demarchelier é um fotógrafo autodidata francês que descobriu sua vocação quando ganhou do padrasto um câmera Eastman Kodak. Já em Nova Iorque, ele se interessou pela fotografia de moda e se tornou um dos grandes nomes do estilo, trabalhando por muitos anos em revistas renomadas como Vogue e Harper’s Bazaar.
10. W. Eugene Smith
O norte-americano W. Eugene Smith é considerado um ícone do fotojornalismo mundial por seus instigantes registros feitos principalmente durante a Segunda Guerra Mundial.