O Festival de Sanremo 2021, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de Março, no Teatro Ariston (Sanremo – Itália), e contou com a apresentação do DJ e showman Amadeus, pela segunda vez consecutiva, acaba de chegar ao fim tendo a banda romana de rock Måneskin como a grande vencedora da noite.
A banda, composta pelo vocalista Damiano David, a baixista Victoria De Angelis, o guitarrista Thomas Raggi e o baterista Ethan Torchio, recebeu 40,7% dos votos com a canção “Zitti e buoni”, seguida pela dupla Francesca Michielin & Fedez com 30,5% dos votos, por “Chiami per nome”, e pelo cantor e compositor Ermal Meta, que teve 28,8% dos votos com a música “Un milione di cose da dirti”.
O concurso musical mais importante da Itália celebrou a sua 71ª edição reunindo 26 competidores, divididos em dois grupos de 13, que apresentaram suas canções autorais nas duas primeiras noites do evento. Já na terceira noite, aconteceu a seleção Canzone d’autore, onde os competidores escolheram canções de autores não necessariamente ligados à história de Sanremo e tiveram as exibições avaliadas pelos membros da orquestra. E na quarta noite, os 26 participantes tiveram suas músicas avaliadas pelos jornalistas na sala de imprensa.
O resultado final da competição, que premiou a banda Måneskin, aconteceu neste Sábado, dia 6, e foi calculado por meio de uma combinação entre júri (33%), jornalistas (33%) e telespectadores (34%). Vale lembrar que, pela primeira vez, o evento decorreu sem público devido à pandemia da Covid-19.
Além do prêmio principal, conhecido como seleção Campioni, o festival também premiou o jovem cantor Luca Gaudiano na seleção Nuove Proposte, pela música “Polvere da sparo”. Fechando as celebrações da noite, também tivemos o prêmio Mia Martini, dado pela crítica, para Willie Peyote com o tema “Mai dire mai (La Locura)”. O cantor Colapesce e o grupo Dimartino levaram o prêmio Lucio Dalla, dado pela sala de imprensa, com a “Musica leggerissima”.
A comissão musical atribuiu o prêmio de melhor letra, intitulado Sergio Bardotti, e o prêmio Lunezia, de valor musical-literário, para a faixa “Voce”, de Madame, e os maestros da orquestra premiaram a canção “Un milione di cose da dirti“, de Ermal Meta, com o troféu Giancarlo Bigazzi, de melhor composição. Por fim, o prêmio Nilla Pizzi, de interpretação, foi dado ao grupo de rock progressivo La Rappresentante di Lista, também conhecido pela sigla LRDL, com o tema “Amare”.
Para quem não conseguiu acompanhar o festival, a Trämp Magazine listou as melhores apresentações da 71ª edição do Festival de Sanremo para assistir no YouTube. Confira:
Campioni
1. Måneskin – “Zitti e buoni” (Vencedor)
2. Francesca Michielin e Fedez – “Chiamami per nome”
3. Ermal Meta – “Un milione di cose da dirti” (Prêmio Giancarlo Bigazzi)
4. Colapesce e Dimartino – “Musica leggerissima” (Prêmio Lucio Dalla)
5. Irama – “La genesi del tuo colore”
6. Willie Peyote – “Mai dire mai (La Locura)” (Prêmio Mia Martini)
8. Madame – “Voce” (Prêmio Sergio Bardotti e Prêmio Lunezia)
9. Orietta Berti – “Quando ti sei innamorato”
10. Arisa – “Potevi fare di più”
11. La Rappresentante di Lista – “Amare” (Prêmio Nilla Pizzi)
12. Extraliscio ft. Davide Toffolo – “Bianca luce nera”
13. Lo Stato Sociale – “Combat pop”
Nuove Proposte
1. Gaudiano – “Polvere da sparo” (Vencedor)
4. Wrongonyou – “Lezioni di volo”
Canzone d’autore
1. Ermal Meta e Napoli Mandolin Orchestra – “Caruso” (Lucio Dalla – 1986)
2. Annalisa e Federico Poggipollini – “La musica è finita” (Ornella Vanoni – 1967)
3. Willie Peyote e Samuele Bersani – “Giudizi universali” (Samuele Bersani – 1997)
4. Arisa e Michele Bravi – “Quando” (Pino Daniele – 1991)
5. Irama – “Cyrano” (Francesco Guccini – 1996)
7. Malika Ayane – “Insieme a te non ci sto più” (Caterina Caselli – 1968)
8. Extraliscio ft. Davide Toffolo e Peter Pichler – “Rosamunda” (medley)
9. Orietta Berti e Le Deva – “Io che amo solo te” (Sergio Endrigo – 1962)
10. Måneskin e Manuel Agnelli – “Amandoti” (CCCP – Fedeli alla linea – 1990)