13ª Semana da Cozinha Regional Italiana: veja os menus dos restaurantes participantes


Meridione em São Paulo, do Basilicata Restaurante (Crédito: Mário Rodrigues)

De 21 a 27 de Outubro, São Paulo recebe a 13ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana, evento gastronômico que transforma a cidade em um verdadeiro palco de sabores das 20 regiões da Itália. Organizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, com o apoio da Accademia Italiana della Cucina, a semana tem como objetivo destacar a diversidade e riqueza da culinária italiana, trazendo ingredientes autênticos e pratos raros que dificilmente são encontrados em território brasileiro.

Este ano, a comemoração dos 150 anos de imigração italiana no Brasil adiciona um toque especial: São Paulo entra no evento como a “21ª região italiana”. Para marcar essa celebração, o Basilicata Restaurante preparou um menu exclusivo, inspirado na cozinha ítalo-brasileira, que nasceu da fusão de tradições trazidas pelos milhões de imigrantes italianos que escolheram o Brasil como sua nova casa.

Maialino cotto al forno, zucca morbida e spinaci saltati / Ravioli fritti di ricotta di pecora e limone con miele amaro e mandorle, do Tre Bicchieri (Crédito: Mário Rodrigues)

O evento ainda convida 20 chefs de renome que atuam na Itália para trazer a essência culinária de suas respectivas regiões a 20 restaurantes de São Paulo. Com isso, cada restaurante vai funcionar como uma verdadeira embaixada gastronômica, representando as tradições e a identidade culinária das seguintes regiões da Itália: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Liguria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Puglia, Sardegna, Sicilia, Toscana, Trentino-Alto Adige, Umbria, Valle d’Aosta e Veneto.

Durante a semana, esses restaurantes oferecem cardápios especiais que proporcionam uma autêntica experiência do “mangiare all’italiana”, com menus compostos por quatro etapas: antepasto, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Os menus, elaborados pelos chefs italianos em colaboração com as equipes locais, são servidos tanto no almoço quanto no jantar, permitindo que os clientes escolham entre uma experiência mais curta (três etapas) ou a experiência completa, com todas as quatro etapas.

La ricostruzione del gianduiotto torinese, do Piselli (Crédito: Mário Rodrigues)

A edição deste ano também destaca a presença do chef Claudio Rocchi, que, além de ser fluente em português, também vai comandar uma série de atividades culturais, incluindo workshops de receitas clássicas italianas, aulas e degustações de vinhos. Entre os destaques das atividades abertas ao público estão eventos no Istituto Italiano di Cultura di San Paolo (IIC) e na Casa Santa Luzia, como parte da “Quinzena Sabores da Itália”. 

Por fim, vale lembrar que os restaurantes participantes foram criteriosamente selecionados pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, em parceria com Gerardo Landulfo, representante da Accademia Italiana della Cucina no Brasil. Ele supervisiona a integração entre os chefs italianos e os estabelecimentos paulistanos, assegurando a fidelidade à tradicional culinária italiana.

Confira os menus disponíveis: