O Expo Center Norte, em São Paulo, foi palco da Apas Show 2023, um evento de destaque no setor de alimentos e supermercados, realizado de 15 a 18 de maio. A feira promovida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) reuniu os principais players da indústria, apresentando inovações, tendências e oportunidades de negócios.
Durante a Apas, o público teve acesso a uma ampla variedade de soluções tecnológicas avançadas. Startups promissoras e grandes empresas apresentaram aplicativos e plataformas inovadoras para aprimorar a experiência do consumidor e otimizar as operações de supermercados. Além disso, soluções de inteligência artificial e análise de dados foram demonstradas para melhorar a eficiência logística e a gestão de estoques.
A sustentabilidade e o consumo consciente foram temas centrais da feira. As empresas do setor alimentício e de supermercados mostraram suas melhores práticas de redução de desperdício, embalagens e logística reversa. Além disso, foram apresentados novos produtos orgânicos, opções veganas, plant-based, com leite A2 e bebidas prontas para beber (ready-to-drink), refletindo a demanda crescente por escolhas mais saudáveis e sustentáveis, assim como, produtos a base de whey protein.
A seguir, destacamos algumas das melhores novidades e lançamentos apresentadas durante o evento:
Aunt Berta
A Aunt Berta, empresa israelense de produtos kosher e naturais, apresentou diversas opções de conservas, molhos de cozinha, pastas de tahini e maionese vegana. Entre os destaques, está a deliciosa linha de geleias, feita com 100% de frutas. Em particular, a geleia de Banana com Morango, disponível em potes de vidro de 284g e 350g, é uma novidade inédita. Essas delícias em breve estarão disponíveis nos mercados e empórios, para o prazer dos consumidores.
Baldoni
Durante a APAS Show 2023, a Baldoni apresentou sua linha ampliada de geleias e doces caseiros adoçados com o puro Mel Baldoni. Com novo visual, os produtos levam o nome da marca, mantendo a receita campeã de frutas cortadas em pedaços e adoçadas com o mel mais apreciado. Além das geleias de Frutas Vermelhas, Morango e Abacaxi com Pimenta, anunciaram a volta da geleia de Frutas Amarelas e o lançamento do sabor Damasco. Os doces caseiros, como Bananada Cremosa, Cocada Cremosa e Goiabada Cremosa, também adoçados com mel, vêm em embalagens de vidro de 400g, com tampa estampada de madeira, garantindo uma experiência gastronômica deliciosa e tradicional.
Bem Brasil
A Bem Brasil, marca líder do mercado de batatas pré-fritas congeladas, anunciou sua mais recente linha de especialidades, que inclui hash browns, mini hash browns e dadinhos de batata com queijo. Essas novidades prometem encantar os consumidores com opções deliciosas e versáteis para aproveitar o melhor sabor da batata de forma prática e conveniente.
Castelo
A Castelo Alimentos, renomada empresa de vinagres, apresentou seu mais novo produto, o molho de Pipoca, que estará disponível em embalagens de 150ml e deve chegar ao mercado neste mês. Além desse empolgante lançamento, a empresa também anunciou a inauguração de sua primeira filial em Contagem (Minas Gerais).
Flowers Gins
A Flowers Drinks, famosa por suas latinhas de dry gin com tônica em várias versões, aproveitou o sucesso da feira para apresentar cinco novos produtos: Spritz, Sangria, Moscow Mule, Apple Drink e Mojito, todos disponíveis em latas de 269ml. Além disso, a empresa também lançou a linha de energéticos Feels, nos sabores Tradicional, Café, Capim Limão, Pink Lemonade e Frutas Silvestres, em latas de 310ml.
Gallo
A marca de azeites Gallo apresentou os novos rótulos da sua linha de Pimentas, além de lançar a Pimenta Gallo Jalapeño, inspirada nas pimentas mexicanas. A empresa também exibiu seu portfólio completo, que inclui azeitonas, pimentas e vinagres. Essas novas adições prometem ampliar as opções e proporcionar aos consumidores uma experiência única de sabores intensos e picantes.
Grupo Jurerê
Com uma história de mais de 75 anos, o Grupo Jurerê revelou sua mais recente linha de cafés, que inclui os sabores expresso, orgânico, superior e thermocoffee. Essas opções estão disponíveis em sachês drips e em embalagens de 250g, 500g e 1kg. Além disso, a empresa apresentou a linha Help!, que traz os cafés drips em versões Detox (cacau, gengibre e café), Focus (erva-cidreira, hortelã, cúrcuma e café) e Immune (alcaçuz, chá verde e café). Essas novidades oferecem aos consumidores uma variedade de aromas e sabores para apreciar uma experiência de café completa e satisfatória.
Heineken
O Grupo Heineken inovou ao lançar o primeiro refrigerante brewed no mercado brasileiro, o Clash’d. Esse refrigerante é preparado de forma artesanal, seguindo os primeiros passos do processo de produção cervejeira, resultando em uma bebida maltada com sabores e aromas marcantes e sofisticados. O Clash’d é produzido apenas com ingredientes naturais e conta com três sabores: Maçã Golden com Capim Limão e Hortelã; Limão Siciliano com Morango e Gengibre; e Futas Vermelhas com Hibisco. Disponíveis em latas de 269ml, esses refrigerantes foram criados para atender aqueles que buscam equilíbrio no dia a dia, sem abrir mão da qualidade e do sabor de um bom refrigerante.
Leão
A Leão, renomada no segmento de chás, anunciou o lançamento de uma linha dedicada ao autocuidado feminino. Essa nova linha conta com quatro infusões que combinam ervas, frutas e especiarias, enriquecidas com vitaminas e minerais, para auxiliar no bem-estar das mulheres durante diferentes fases da vida, incluindo TPM, menstruação, amamentação e menopausa. Chamada de Linha Fases, essas infusões serão oferecidas a um valor consideravelmente mais baixo do que a média cobrada por produtos similares direcionados ao público feminino.
Natural One
A Natural One estreou uma nova categoria em seu portfólio: as bebidas vegetais, popularmente conhecidas como “leites vegetais”, o novo produto tem aveia como base, ausência de adição de açúcar e conservantes, e ser 100% natural, feita apenas com frutas, vegetais, cereais e minerais, seguindo a linha dos sucos variados da empresa. Além disso, as bebidas vegetais da Natural One são refrigeradas. Esses produtos estão sendo lançados no mercado brasileiro em quatro sabores iniciais: Tradicional/Original, Cappuccino, Cacau e Frutas Vermelhas.
Neugebauer
A empresa de chocolates Neugebauer apresentou seus produtos tradicionais, bem como suas mais recentes novidades, incluindo o 1891 Supreme Ao Leite, as barras Neugebauer de 9g e a versão em sticks do Amor Carioca sabor Branco. Essas adições ao seu catálogo prometem encantar os consumidores com opções deliciosas e variadas, mantendo a qualidade e tradição que são marcas registradas da Neugebauer.
Oh a Água
Com um sistema de purificação único no mundo, patenteado e feito com membranas ozonizadas, a Oh a Água apresentou suas três opções de água, garantindo pureza e leveza absoluta, juntamente com o equilíbrio perfeito entre alcalinidade e salinidade. A linha inclui a Alcalina Oceânica, com pH 8,5 e sais balanceados; a Alcalina Isotônica, com pH 10 e 94 minerais; e a Alcalina Zero Sódio, também com pH 10. As embalagens da Oh a Água têm capacidade de 310ml e são feitas de um único material 100% reciclável. Em comparação com as embalagens tradicionais de água, elas geram 75% menos peso de resíduos, destacando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
Peccin
A Peccin, empresa fundada em 1956 pelos irmãos Pezzin, surpreendeu o público ao apresentar oito novos produtos. Destacando-se na linha Trento, foram lançados os deliciosos sabores Trento Speciale Dark 55% Cacau, Trento Mocaccino Edição Limitada e Trento Massimo Brownie. Na linha de candies, foram introduzidas cinco novidades: balas e pirulitos Fantasy Festa Halloween, balas Blong Nitroferas Hiper Gelado e Blong Nitroferas Mega Ácido, além do aguardado retorno da marca Vampirito Blue.
Pitú
A Pitú surpreendeu ao apresentar suas últimas novidades no evento, que incluem a cachaça Pitú Mel e Limão, uma versão refrescante e saborosa; a Pitú Amarelinha, agora disponível em uma prática lata; a versão menor da lata de Pitú Cola, agora com 269ml; e a adição da Pitú Remix à sua linha de bebidas ice. Além disso, para comemorar os 85 anos da marca, uma edição especial com layout exclusivo será estampada em uma remessa de 10 milhões de unidades da lata de 350ml da cachaça branca.
Spoleto
O Grupo Trigo apresentou os produtos da rede Spoleto para supermercados, trazendo a marca líder em comida italiana no Brasil para as gôndolas de todo o país a partir do 2º semestre deste ano. Os destaques do portfólio do Spoleto para supermercados incluem massas refrigeradas e congeladas, como os Raviólis recheados e o Gnocchi, acompanhados de deliciosos molhos. As porções de 400g são divididas em duas partes de 200g cada, permitindo aos clientes escolher entre consumir tudo de uma vez ou em momentos diferentes, sem comprometer a qualidade do produto.
Três Corações
A Três Corações trouxe emocionantes novidades para o mercado de café. Com opções como cappuccino com whey protein, linha Vegetal à base de castanha-de-caju e cafés especiais, a empresa oferece uma experiência diversificada. Os lançamentos incluem Cappuccino Power Whey, Cappuccino Três Corações em diversos sabores, Cappuccino Lovers com pedaços de cookies, linha Vegetal em parceria com A Tal da Castanha, e uma seleção de cafés premium, das marcas Santa Clara, Pimpinela, Iguaçu e Café Brasileiro.
Vieira
Os tradicionais biscoitos da empresa portuguesa Vieira de Castro também marcaram presença, com destaque para as linhas Princesa, Wafers, Circus e Goodies. Neste ano, em que celebra 80 anos de existência, a empresa apresentou um novo lançamento em edição limitada: o Princesa Sortido Gold, feito com chocolate e caramelo gold, em embalagens de 200g, que vai chegar ao mercado no segundo semestre.
Vinícola Góes
Na feira, a vinícola apresentou uma ampla variedade de produtos, com destaque para os novos rótulos e embalagens da família Grape Cool, além da nova linha de vinhos intitulada Lotes de Coleção, que traz vinhos finos elaborados exclusivamente em solo paulista. As embalagens da Grape Cool foram modernizadas, conferindo um novo visual a essa bebida gaseificada à base de vinho, com baixo teor alcoólico 5% vol. A família conta agora com quatro sabores: uva, pêssego, piña colada (elaborado com vinho branco) e uma versão sem álcool de uva.
Xandô
A empresa Xandô destacou os produtos lançados no primeiro trimestre deste ano, ampliando assim seu portfólio. Entre as novidades, estão o Suco de Tangerina, disponível em embalagem de 1,5 litro, e o Creme de Leite Fresco Zero Lactose, apresentado em embalagem pet reciclada de 300g. Essas novas opções visam atender às demandas dos consumidores, uma vez que o Creme de Leite Fresco estava disponível apenas em embalagens maiores, voltadas para o mercado de food service.
Zaandam
A gaúcha Zaandam, que possui mais de 100 anos de tradição com receitas únicas transmitidas de geração em geração pelas famílias holandesas que migraram para o Brasil, apresentou uma linha bastante extensa de produtos, incluindo geleias, conservas, cafés, destilados, chocolates e cervejas. No entanto, o grande destaque foi o Stroopwafel, o tradicional biscoito holandês recheado com caramelo, que já está disponível em pacotes individuais, latas comemorativas e caixas colecionáveis.