Considerado um dos mais prestigiados prêmios do mundo, o “Best of the Best”, promovido pela renomada Illy Caffè da Itália, consagrou a São Mateus Agropecuária como primeira colocada no Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2023, realizado em Nova Iorque. O reconhecimento foi entregue a Eduardo Dominicale, CEO do Grupo BMG, em virtude do comprometimento da fazenda com processos internos que aprimoram a qualidade do café.
A análise, realizada por um júri independente composto por especialistas globais durante degustação às cegas, considerou os melhores lotes da colheita de 2022-2023. Eduardo Dominicale destaca que a adoção da agricultura regenerativa foi fundamental para esse sucesso, trazendo benefícios como melhoria da fertilidade do solo e aumento da biodiversidade dos ecossistemas, resultando em impactos positivos no produto final para os consumidores.
A competição acirrada envolveu 27 produtores de diversos países, como Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras e Índia. Os lotes foram minuciosamente avaliados nos laboratórios de controle de qualidade da Illy Caffè, levando em consideração critérios como riqueza e complexidade aromática, elegância e equilíbrio do sabor, e intensidade do aroma.
Localizada nos municípios de Patos de Minas e Varjão de Minas, na Região do Cerrado Mineiro, no Alto Paranaíba (MG), a fazenda São Mateus Agropecuária tem como carro-chefe o Guima Café, marca premium voltada para os mercados brasileiro e internacional.
As lavouras da fazenda se estendem por planícies e vales com altitude média de 1.030 metros, abrangendo uma área total de 1.300 hectares, dos quais 700ha são dedicados ao cultivo de café. Com uma capacidade de produção anual de 35 mil sacas, sendo 70% destinadas ao café especial, o Guima Café é membro da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais). Além disso, ostenta o selo de denominação de origem Região do Cerrado Mineiro, certificando a procedência de seu produto.
Além do prestígio internacional, a São Mateus Agropecuária se destaca como fornecedora do Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, o primeiro café certificado Regenagri®, reconhecido por suas notas distintas de caramelo e frutas secas.