Um dos maiores atrativos para os profissionais que participam de eventos como o BCB São Paulo é a possibilidade de acompanhar o lançamento de produtos com potencial para despontar no mercado nos próximos dias, meses e anos. Neste sentido, a 4ª edição do evento de coquetelaria, que aconteceu no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, cumpriu o objetivo e foi palco de apresentações de uma diversidade de novidades em destilados e não alcoólicos, incluindo alguns com toque brasileiro, para bares e restaurantes.
“Temos acompanhado o engajamento da indústria para impulsionar o mercado, tanto no desenvolvimento de produtos próprios quanto na importação de destilados que fazem sucesso em algumas regiões do mundo, mas ainda são pouco acessíveis no país. O evento, mais uma vez, antecipa lançamentos e possibilita que profissionais e gestores de bares e restaurantes tenham conhecimento das novidades e possam enriquecer ainda mais a coquetelaria no Brasil”, afirma Daniel Pereira, gerente do BCB São Paulo.
Confira algumas das novidades:
Prontos para Beber
No segmento Ready to Drink (RTD), que tem ganhado espaço no mercado, a Underberg do Brasil trouxe uma novidade na edição deste ano: o Drink de Ervas – Brasilberg, que traz na composição os ingredientes que compõem o signature coquetel Rio Negro: o tradicional bitter fernet da marca (feito 100% de ervas), limão e água tônica carbonatada. O produto chega em garrafa de 275ml.
Licor de Café
Que a utilização de café na coquetelaria tem chamado cada vez mais atenção do mercado e impulsionado novas receitas não é novidade. Neste sentido, a Quero Chuva, marca produtora de cachaça, reforça a brasilidade do portfólio apresentando no evento o Cabra Lab, licor de café especial que, segundo a empresa, chega ao mercado na segunda quinzena deste mês. A bebida é preparada com grãos cultivados em diferentes regiões: três espécies arábicas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e a conilon, do Espírito Santo.
Bitters
A Aurora Fine Brands promoveu os lançamentos de dois ícones da coquetelaria: os bitters Peychaud’s, que confere sabor doce e complexo, com notas marcantes de cereja, cravo e noz-moscada, e toques de canela, anis e genciana, além de ingredientes secretos, proporcionando aroma floral e herbal. O produto é um símbolo da cultura de Nova Orleans e, além do drink Sazerac, pode ser incorporado em outras receitas; e o Regans’, que traz versatilidade à coquetelaria, já que possui características como base de casca de laranja, especiarias como canela e cravo, além de cardamomo e ervas aromáticas. Os produtos chegam ao portfólio da empresa em Setembro.
Gin
No evento, a marca argentina Bosque Craft Gin fez o pré-lançamento no país de dois gins feitos com zimbro da Patagônia e sete botânicos: o Nativo, com teor alcoólico de 42% e perfil cítrico; e o Alta Montaña, com teor alcoólico de 53%, voltado para baixas temperaturas, com perfil herbal, cremoso e presença de óleos essenciais. Juntos, os rótulos já conquistaram mais de 30 prêmios internacionais, incluindo o prêmio de melhor gin contemporâneo do mundo no World Gin Awards 2022, na categoria “World’s Best Contemporary”. Os produtos premium estarão disponíveis no mercado em Agosto, através do site The Gin Flavors.
Vodka
Assim como no ano passado, a Beg novamente traz lançamento ao evento. Se na edição de 2023 o negroni engarrafado e a linha Hype foram anunciados, nesta a marca apresentou a Vodka Hype ampliando seu portfólio de destilados. O produto é obtido por um processo de redestilação em alambique de cobre para realçar a suavidade e pureza da bebida.
Cachaça
E como um dos pilares de representação da brasilidade na coquetelaria, a cachaça também ganhou novidade. A Famigerada – cachaça de bar – lançou o primeiro rótulo da nova linha “Famigerada Raízes do Brasil”, que homenageia a flora nacional. A proposta é trabalhar com madeiras para envelhecimento dos biomas como caatinga, cerrado, mata atlântica e Amazônia. O primeiro rótulo da linha é o Bálsamo, da Caatinga. A maturação nesse tipo de madeira confere ao produto características similares ao anis, erva-doce e especiarias apimentadas. A cachaça traz um equilíbrio entre picância e adstringência. Estará disponível a partir de Agosto.
Shochu
O mercado nacional também vai contar com duas opções de shochu: o Godo Shusei Sugoimo 25% (batata-doce) e o Godo Shusei Sugo Mugi 25% (cevada). O destilado japonês pode ser consumido puro ou utilizado em drinks como highball e coquetéis com frutas, caracterizando-se pelo sabor concentrado. As novidades foram apresentadas pela Nippon Bebidas e ampliam a diversidade de bebidas de origem asiática no setor.
Single Malt
Da região de Santa Catarina, chega ao mercado neste mês o single malt Verve Whisky, novidade da Verve Destilaria, inspirado nas serras do estado. A bebida traz uma proposta clássica, é finalizada em barris de carvalhos americano e europeu, apresenta aroma de baunilha, coco e frutas secas, e tem perfil suave.
Whisky Single Malt Turfado
O single malt da Lamas Destilaria também foi apresentado durante a feira e chega ao mercado no início de Agosto. O destilado intitulado Brasilides Peat Signature, que já conquistou o bronze no International Spirits Challenge, é produzido em barril de carvalho americano, possui sabor defumado marcante, notas de turfa com leve toque adocicado e picante.