Vinícola Robert Mondavi lança edição limitada de garrafas em NFT


Crédito: divulgação

A prestigiada vinícola californiana Robert Mondavi se uniu a luxuosa casa de porcelana francesa Bernardaud para lançar a coleção edição limitada Robert Mondavi Winery x Bernardaud NFTuma novidade que promete encantar o mundo dos colecionadores: garrafas de vinho em NFTs, sigla referente a Non-Fungible Token (Token Não Fungível), uma nova forma de fazer transições de itens digitais colecionáveis, que não podem ser reproduzidos ou compartilhados.

E é nesta inovação que a tradicional vinícola aposta o lançamento da coleção comemorativa MCMLXVI (1966 em números romanos), que faz referência ao ano em que a vinícola foi fundada. A série limitada, já disponível no mercado, conta com 1.966 garrafas customizadas pelo artista norte-americano Clay Heaton, especialista em arte generativa, criada a partir de algoritmos, e responsável pelos desenhos digitais personalizados que serão desenvolvidos para os compradores dos NFTs.

Cada um deles serão vendidos exclusivamente no site da ação por 3.500 dólares e funcionará como uma chave para desbloquear o resgate de uma garrafa de vinho física do tipo magnum (1,5 litros). Ao todo são três modelos disponíveis, confeccionados de forma única em porcelana Limoges, um para cada blend criado pelos enólogos do Conselho Técnico da Adega Robert Mondavi, Geneviève Janssens, Andy Erickson e Thomas Rivers Brown, além de acesso a experiências exclusivas na vinícola e ações futuras da marca.

Crédito: divulgação

“Nos propusemos a criar algo verdadeiramente revolucionário, canalizando a mentalidade visionária do próprio Sr. Mondavi. É um orgulho apresentar a coleção Robert Mondavi Winery x Bernardaud NFT, que marca o início de uma transformação histórica para a vinícola”, declara Robert Hanson, Presidente da divisão Wine & Spirits da Constellation Brands, empresa-mãe de Robert Mondavi.

“O nosso compromisso com a qualidade, a arte e com o pioneirismo resultou em um lançamento emocionante do ponto de vista da vinificação e em um investimento atrativo para colecionadores de bens digitais, entusiastas do design de luxo e aficionados por vinhos finos”, completa.

Crédito: divulgação

Cada uma das três garrafas físicas possui um vinho único, resultado de blends personalizados criado pelos enólogos do Conselho Técnico da Adega Robert Mondavi a partir dos rótulos do vinhedo To Kalon, em Napa Valley, na Califórnia, a partir dos rótulos do vinhedo To Kalon, em Napa Valley, na Califórnia.

“O vinho MCMLXVI honra o terroir da vinícola To Kalon e reflete a nossa dedicação à produção de rótulos de classe mundial”, conta Geneviève Jassen, enóloga chefe da Robert Mondavi. “Essa colaboração é uma encarnação do espírito inovador do nosso fundador e um testemunho do legado que continuamos a construir”, comemora.

Para compensar a emissão de carbono do processo de cunhagem das NFTs desta coleção, a adega estabeleceu uma parceria com a plataforma de sustentabilidade Aerial, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade em todas as práticas, da agricultura biológica ao consumo responsável de energia.

Crédito: divulgação

No Brasil, os vinhos da Robert Mondavi são importados pela Interfood e estão à venda no e-commerce TodoVino e nas melhores lojas especializadas.

Confira algumas obras de Heaton geradas por algoritmos para cada garrafa, que trazem características das próprias garrafas e vinhos, como notas de degustação, sensação na boca, aroma, cor e corpo: