Os 10 melhores charutos do mundo


Os 10 melhores charutos do mundo
Crédito: divulgação

Detentor de uma rica história e muito associado à paz, tranquilidade e até mesmo ao luxo, os charutos são famosos no mundo inteiro. Com diversos sabores, texturas e tamanhos eles podem ser encontrados em diversos países, por preços e características que agradam a diferentes tipos de público e classes. Mas, para quem aprecia esse fantástico universo uma coisa é unânime: existem alguns charutos que todo charuteiro precisa provar uma vez na vida, seja o mais experiente degustador ou até mesmo iniciantes.

Pensando nisso, a relação abaixo foi criada pelo sócio da Europa Lounge, tabacaria localizada na Avenida Europa, em São Paulo, Fábio Pito e são ideais para serem apreciados sozinho, em um momento mais íntimo ou na companhia de amigos. “Alguns são produtos difíceis de encontrar, outros só estão a venda fora do Brasil, mas isso não deve ser um impedimento para ter acesso a estes diferentes sabores”, resume.

Conheça os dez melhores charutos, de acordo com o empresário Fabio Pito:

1. Montecristo No. 2

charuto Montecristo No. 2

Este charuto recebe a primeira posição, pois além de ser um clássico cubano e um dos mais vendidos no mundo, ele também recebe as melhores posições em testes cegos realizados por importantes cigar sommeliers. Seu sabor é autêntico e rico. Com características de couro, especiarias doces, como canela e noz-moscada o Montecristo No. 2 também têm um toque de madeira picante que é a marca registrada desse charuto. Além disso, ele oferece sabor suficiente para aqueles que o fumam regularmente, mas sem deixar a desejar os que não são muito acostumados com o produto.

2. Cohiba Robusto

charuto Cohiba Robusto

Os Cohiba são verdadeiras obras primas de sabor. A marca deste autêntico charuto cubano pode ser considerada uma das mais famosas, seletas e caras do mundo. No seu país de origem ele sempre foi muito conhecido, pois era frequentemente dado de presente a diplomatas do governo e era também o preferido de Fidel Castro, o que influenciou na sua fama. O tabaco destinado à elaboração do Cohiba é único, para o cultivo é exigido cuidados extremos e dedicação absoluta. Com uma queima ideal, combinando força e sabor equilibrado o Cohiba Robusto tem nível técnico perfeito. No paladar, a intricada mistura grama fresca, aromas de feijão e terra rica revezam-se na liderança do delicado buquê. É imprescindível para aqueles que são apreciadores fidedignos de charutos degustar um Cohiba Robusto pelo menos uma vez na vida. E apesar de ser um charuto com aroma, sabor e consistência na medida certa ele é considerado um charuto forte e por isso não é indicado a iniciantes. É importante também atentar-se bem na hora de comprar um Cohiba Robusto, pois por ser muito famoso ele é frequentemente falsificado.

3. Hoyo de Monterrey Double Corona

charuto Hoyo de Monterrey Double Corona

Os Hoyo de Monterrey Double Corona são os mais sutis dos cubanos e são ideais para quem já faz parte desse universo, afinal, esses charutos possuem 190 mm x 19,5 mm, ou seja, eles são longos e para degusta-los leva no mínimo uma hora. Os Hoyo são bastante aromáticos em que se destacam nozes, amêndoas e madeiras, levemente adocicadas e pouco picantes. Seu fluxo é menos fluido também, ou seja, ele não solta muita fumaça, o que pode ser um ponto forte para alguns apreciadores. Além disso, ao longo das baforadas ele não fica muito amargo, mas seu sabor se intensifica. Por fim, o Double Corona está em terceiro lugar não somente pela sua riqueza em sabores, mas também porque ele sempre recebe notas altas em testes cegos dos grandes cigar sommeliers.

4. Davidoff Nicarágua Toro

charuto Davidoff Nicarágua Toro

Se têm uma coisa que esse nicaraguense tem é personalidade. Degustadores fidedignos sempre saberão quando estiverem fumando um Davidoff, pois essa é uma marca clássica de charutos, quem tem um nível altíssimo de qualidade de produção e folhas seletas de tabaco de vários países como Brasil, Republica Dominicana, Nicarágua e Honduras, afinal a maior preocupação da Davidoff é a qualidade de seus charutos. É por isso que quem os fuma nunca os deixa de lado, pois a experiência sempre será prazerosa. Além suas avaliações perante os grandes cigar sommeliers também são altíssimas.

5. Arturo Fuente Chateau Fuente

charuto Arturo Fuente Chateau Fuente

De boa qualidade, o Arturo Fuente Chateau Fuente atrai iniciantes e aqueles que preferem um charuto de força média. Fino e prazeroso esse é um dos melhores da Republica Domicana e muito fácil de ser encontrado no Brasil. Este charuto representa a tradição familiar que confecciona charutos à mão, com dedicação e paciência, sempre respeitando os processos do tempo, além disso, cada folha sua é pessoalmente selecionada para que o resultado final seja muito mais prazeroso.

6. Bolivar Belicoso

charuto Bolivar Belicoso

Apesar da marca não ser muito conhecida, os charutos Bolivar Belicoso são fantásticos e quando o quesito é qualidade eles não ficam atrás das marcas famosas como o Cohiba e o Montecristo. Esses charutos são bem construídos, maravilhosamente ricos, encorpados com qualidade consistente e aroma e sabor forte, ele é especialmente apreciado pelos aficionados mais experientes. É possível aprecia-lo tranquilamente do começo ao fim, sem que ele se torne muito ácido. Além disso, ele é ideal para ser harmonizado com bebidas.

7. Partagas Série D Nº 4

charuto Partagas Série D Nº 4

Este charuto é sem dúvida um dos mais conhecidos entre os degustadores fidedignos. Além de ser robusto, ele é intenso, mas não tão acido e forte quanto os da marca Cohiba, tornando-o ideal para iniciantes que estão começando a ter mais experiência dentro deste universo. O Partagas leva cerca de 45 minutos para ser apreciado, ou seja, se você não têm muito tempo para apreciar um charuto essa é uma ótima pedida. Além disso, ele é muito prazeroso e não cansa ao final da degustação.

8. Romeo y Julieta Wide Churchill

charuto Romeo y Julieta Wide Churchill

Para quem gosta de boas baforadas o Romeo y Julieta é perfeito, pois tem muito fluxo e apesar de ser um charuto difícil de ser encontrado no Brasil pois geralmente sua produção vai para os Estados Unidos e outros países da Europa vale a pena procurar por ele. Possuidor de várias premiações por seu rigoroso processo de fabricação, esse charuto possui alto nível de qualidade. Ele é forte, mas muito saboroso e em testes cegos é facilmente confundido com os famosos cubanos. Quem o fuma sempre o indicará.

9. Fuente Fuente Opus X Double Corona

charuto Fuente Fuente Opus X Double Corona

Considerada uma das melhores marcas de charuto dos Estados Unidos o Fuente Fuente Opus X Double Corona é um puro dominicano. Este charuto de força suave é considerado por muitos como o ápice da perfeição do charuto. Seu aroma é delicado e muito saboroso, que o experimenta vira fã.

10. Dannemann Toro

charuto Dannemann Toro

Este charuto é considerado pelo mercado o melhor charuto nacional. Os charutos dessa marca são considerados de primeira linha, totalmente feitos à mão com o melhor tabaco do recôncavo baiano e têm qualidade de padrão internacional, além disso, possuem um ótimo custo beneficio. De primeira linha, o sabor do Danneman é rico e complexo e agrada mesmo quem não possui o habito de fumar charutos nacionais.