Atualização tecnológica do ambiente de backup


Quando falamos em backup e restauração no mundo corporativo sabemos que as empresas investem altas cifras em equipamentos, softwares e contratos de manutenção. O objetivo é contar com esses recursos para recuperar desde um e-mail apagado indevidamente até um arquivo corrompido ou um serviço crítico depois de uma falha ou desastre.

Sabemos que as empresas devem manter sempre seus ambientes atualizados. Não estou falando aqui de atualização tecnológica de hardware ou aquisição de novas soluções de armazenamento de disco ou fita, mas, sim, da modernização do software de backup utilizado pelas empresas. Por si só, essa providência já traria ganhos com correções, aumento da segurança e novas funcionalidades que poderiam fazer a diferença no dia a dia das empresas.

Mas nem todas as organizações se preocupam com isso, e dessa forma passam a conviver com bugs e um ambiente vulnerável. Muitas delas não contam com as funcionalidades constantemente lançadas pelos fabricantes de soluções, que podem reduzir significativamente o tempo de backup ou recuperação e gerar economia de espaço de armazenamento. Há casos em que a empresa, mesmo com o contrato de suporte ativo com o fabricante, não consegue usufruir desse recurso por não contar com um ambiente em uma versão suportada pelo fabricante.

Isso não significa que é preciso atualizar o software no mesmo dia em que a atualização for disponibilizada – a menos que alguém esteja dependendo disso para uma correção que cause impacto no ambiente ou por uma nova funcionalidade em que seja imprescindível sua utilização. Caso contrário, o ideal é aguardar por um período de dois a três meses e acompanhar se a nova versão é estável.

A recuperação instantânea, por exemplo, é um recurso que está presente nos principais softwares de backup do mercado. Possibilita restaurar o ambiente completo em questão de minutos, reduzindo o tempo de indisponibilidade e diminuindo possíveis prejuízos financeiros. Ainda hoje, porém, algumas empresas não se apoiam em uma solução como essa e perdem um longo tempo enfrentando problemas que geram insatisfação dos clientes internos ou externos.

Acredite, essas situações acontecem e não são raras de encontrar. As justificativas são muitas: falta de tempo dos profissionais para se dedicar a essa atividade, pouco conhecimento técnico da equipe para realizá-la, baixo orçamento financeiro, gestão que não prioriza essa questão, entre outras.

O fato é que as empresas que deixam seus ambientes obsoletos acabam perdendo duas vezes: uma ao pagar pelo software e pela manutenção, e outra em não tirar proveito das correções e novas tecnologias que, além de oferecer maior segurança e confiabilidade, poderiam atender às demandas de proteção e recuperação de seus dados com mais agilidade.

por Paulo Cesar Maurício, analista sênior de backup na Service IT