No próximo ano, em 2021, completarei 30 anos de empreendedorismo. Esta data traz profundas reflexões sobre tudo que vivenciei nesses anos – os erros, os acertos e, principalmente, os grandes aprendizados colhidos para a vida.
Se eu pudesse resumir toda essa trajetória vitoriosa em cinco dicas, para evitar que você, empreendedor iniciante, naufrague no mundo dos negócios, sintetizaria da seguinte forma:
Nunca pare de estudar, ler, participar de simpósios, workshops, etc
A todo instante, você será colocado à prova e terá que tomar decisões. O conhecimento acumulado será fundamental. Procure ser um profissional o mais completo possível. Busque ter um bom vocabulário, desenvolva suas habilidades para falar em público e, sobretudo, aprimore sua capacidade de ouvir.
Construa pontes a todo instante
Não menos importante é a arte de fazer amigos. Para isso, você precisa ser afável, alto astral e com uma mente vencedora. Ninguém quer estar ao lado de uma pessoa pessimista e negativa, muito menos tê-la como líder e referência.
Tenha sonhos grandes
Compartilhe seus sonhos e use-os como combustível para realizar os seus objetivos. Mas lembre-se de que não basta sonhar. É preciso fazer acontecer, colocar os sonhos em prática. Sonho sem ação será nulo.
Invista em um negócio que ofereça produtos ou serviços desejados pelo consumidor
O consumidor manda. É ele quem vai dizer se quer ou não o seu produto ou serviço.
Siga o mantra dos vencedores:
– Mantenha o foco em vender mais;
– Baixe custos sempre que possível;
– Busque a satisfação plena do consumidor.
Perceba que nesta quinta dica eu coloco a grande receita do sucesso de qualquer negócio: você precisa vender mais e melhor todos os dias, baixar e controlar os custos de forma rotineira e estar permanentemente medindo a satisfação do seu cliente. Isso tudo são atitudes básicas, mas que funcionam.
Agora, mãos à obra. Aplique as dicas no seu dia a dia e tenha muito sucesso no seu negócio!
por José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO e um dos tubarões do Shark Tank Brasil