Cinco dicas para atrair investidores para as diferentes etapas de um negócio


De acordo com pesquisa realizada pelo programa de aceleração InovAtiva Brasil, o principal motivo para o fechamento de empresas é a dificuldade de acesso ao capital. Das 1044 instituições entrevistadas, 34% consideram o acesso aos recursos financeiros escasso e outros 12% relatam dificuldades com relação a questões societárias.

Contar com o apoio de um investidor pode ser a chave para o sucesso de um negócio. Além da injeção de capital, há também a colaboração com experiência e a abertura de uma nova rede de relacionamentos. Entretanto, além de ter uma boa ideia, também é preciso estudar as formas de viabilizá-la, seja planejando um modelo de negócios eficiente ou buscando diferentes modos de atrair possíveis colaboradores.

O problema é que nem sempre as apresentações saem como o esperado, o que pode levar ao desperdício de uma grande oportunidade. Para não correr o risco, é preciso levar em consideração o estágio em que a organização está e a mentalidade da pessoa com a qual se está negociando.

De acordo com Edson Rigonatti, sócio do fundo Astella Investimentos e um dos palestrantes do We Are Omie, festival de inovação e empreendedorismo que acontece no dia 8 de agosto, em São Paulo, o empreendedor com mais chance de fazer com que o negócio dê certo é aquele disposto a escutar conselhos – o que traz o dinheiro como consequência.

Confira abaixo os principais pontos analisados pelos investidores e os maiores erros cometidos pelos empreendedores durante cada fase de seus negócios:

Visão + maturidade = sucesso

De acordo com um levantamento da Fundação Dom Cabral, 25% das startups não conseguem se consolidar no mercado por falta de maturidade e experiência do time como um todo. Portanto, para firmar negócio no começo do processo de elaboração de uma empresa, quando há somente a ideia estabelecida, os investidores analisam a experiência dos empreendedores, a capacidade que eles têm de enxergar problemas e soluções e a qualidade de suas relações interpessoais.

Qualidade é essencial

A partir do momento em que a ideia estiver viabilizada, com produtos já construídos, o foco para os investidores passa a ser a qualidade do serviço oferecido pela organização, medida por meio de dados de pesquisas. Entre os pontos principais estão a adesão de clientes e a eficiência na resolução do problema proposto inicialmente.

No entanto, os bons resultados podem ser desconsiderados caso o empreendedor falhe durante a apresentação para os investidores, seja alegando a falta de competitividade ou garantindo que sua solução é infalível, pontos que, segundo Rigonatti, demonstram a falta de conhecimento do mercado.

Saiba distribuir seu produto

A distribuição do produto é decisiva para revelar se o negócio tem ou não potencial para ganhar escala. Nesta etapa, é preciso focar em determinadas áreas geográficas e canais de distribuição para que não haja dispersão do impacto.

Times vencedores

Para criar uma cultura organizacional forte, é preciso contar com um time coeso. Para isso, é essencial atrair talentos e ter excelentes noções de gestão de pessoas, o que evita a dispersão dos propósitos do empreendedor.

Processo, processo, processo

Empreendimentos com processos estruturados e mecanismos que auxiliem na gestão têm grandes chances de se destacarem aos olhos dos empreendedores, demonstrando que sabem utilizar seus recursos e que podem ser lucrativos.