Integração total de todos os recebíveis de forma otimizada em uma única plataforma. Esta é a solução a uma das maiores dificuldades do varejo. Com a maior oferta de opções de venda online e offline para os clientes e o maior número de formas de recebimento (cartões, cheque, dinheiro, boletos, tickets…), o varejista precisa contar com um sistema afinado e que entenda as peculiaridades de todas as formas de pagamento.
Nesse cenário surgiu o chamado modelo de recebimento 360º. O nome vem da pluralidade de operações que ele consegue conciliar e no quanto ele otimiza e automatiza os processos do setor financeiro de um varejo. Algumas empresas têm criado soluções dentro desse modelo que possibilitam o varejo atender o cliente da maneira que seja mais interessante para ele proporcionando uma experiência de compra diferenciada. Um bom exemplo disso, é o crescimento da oferta em que o cliente pode comprar online e retirar o produto na loja física que lhe seja mais conveniente, excluindo a necessidade de frete.
Antigamente, pegando ainda este exemplo como case, como seria realizada essa conciliação? O cliente pagaria na plataforma online, mas a baixa no estoque e o recebimento do valor pela unidade física teriam de ser levados em consideração e como seriam feitos de maneira rápida e efetiva?
Uma grande vantagem que pode ser citada quando se fala no modelo de conciliação 360º é que quanto mais integrado e coeso for um sistema, menor será o índice de divergência no recebimento o que diminui substancialmente também a perda de dinheiro. No varejo de margens tão reduzidas, esta diminuição de perda é importante e faz valer o investimento em um bom sistema de conciliação.
A tecnologia e o pensamento inovador trouxeram para o mercado soluções que fazem conciliação e o rastreamento de todos os meios de recebimentos: cartões pré-pago, débito e crédito, numerários e cheques e que permitem a gestão e controle de incidentes junto aos fornecedores de adquirência e transporte de valores, agilizando e centralizando a gestão das diferenças de valores por elas apontadas.
Neste ponto, algumas perguntas se fazem necessárias: você sabe dizer em tempo real se o que você vendeu hoje em seu varejo entrou na conta da sua empresa? Você tem acesso às informações financeiras do seu negócio em tempo real? O quanto seria possível otimizar e automatizar os processos de recebíveis para ganhar tempo e reduzir perdas no setor financeiro?
Ter esse controle sobre o financeiro de forma clara e em um único local e o ganho de tempo que automação de um sistema de conciliação 360º oferece, faz com que a contratação de um parceiro de negócios que oferte um bom sistema se torne um investimento de peso para a empresa. O tempo que antes era dirigido para resolver problemas operacionais do recebimento, pode ser aplicado no business em si trabalhando, por exemplo, novas estratégias de expansão.
por Sandra Denuncio, head da Trustion (Grupo Accesstage)