Embora pareça que falta algum tempo para que a Black Friday 2019 aconteça, os dias que precedem o maior evento do varejo são cruciais para que suas vendas gerem bons resultados, além de ser uma prévia do fim do ano, é uma chance de renovar o estoque.
Dados do Boa Vista SCPC indicam que em 2018 as vendas durante o período aumentaram 4,7% em relação à mesma época do ano anterior. São inúmeros brasileiros aderindo anualmente a essa data que traz mais benefícios quando se trata de fazer compras.
Então, como se organizar para a próxima Black Friday?
Prepare o Território
Muitas lojas investem milhares de reais em estratégias para Black Friday, mas esquecem do mais simples: a estrutura para que o site aguente receber grandes quantidades de visitas. Portanto, certifique-se o servidor tem há capacidade para isso, e em caso de dúvidas ou necessidade de ampliação da capacidade, é preciso entrar em contato com o fornecedor com antecedência. Também tenha certeza de que seu site está 100%: sem links quebrados, com imagens abrindo corretamente, e checkout operando perfeitamente!
Atendimento Personalizado
Para garantir que seu cliente seja fidelizado, é importante dar tratamento VIP não somente na hora da venda, mas no acompanhamento do pedido e pós-venda. Que tal oferecer um desconto maior para quem já comprou na sua loja? Envie e-mails automatizados após a compra, com instruções caso o cliente tenha problemas com o pedido, com informações úteis como número do rastreamento e prazos específicos. Na caixa do produto, procure colocar cupons de desconto, brindes e/ou amostras grátis; cartinhas de agradecimento feitas à mão sempre geram um buzz positivo.
Invista na Comunicação
Esperar grandes vendas sem anunciar é utópico em tempos de marketplaces cada vez mais competitivos. Para sair à frente da concorrência, anunciar no Google, Instagram e Facebook Ads é muito importante. Se você tem uma fanpage, pode montar uma lojinha para promover suas ofertas e descontos. Além disso, o consumidor sente muita proximidade com a marca/loja quando há interação nas redes sociais, se for necessário, invista em equipe especializada para tal.
Ofereça descontos reais
O famoso “jeitinho brasileiro” chegou na Black Friday e acabou trazendo um estigma negativo para a data. Anteriormente, grande parte dos lojistas aumentava o preço dos produtos dias antes do evento, e no dia retornavam ao valor antigo, dando a falsa impressão de desconto. Como os consumidores perceberam a tática, acabaram por denunciar diversos e-commerces por práticas abusivas na precificação. Para não correr esse risco, é preciso planejar a precificação com desconto e não sair no prejuízo.
Instigue o Consumidor
Que tal uma estratégia matadora? Convide as pessoas para criarem listas de desejos em seu site, assim você pode conhecer melhor o perfil do público e oferecer descontos mais agressivos na Black Friday, para os produtos mais desejados nessas listas. Use notificações de push do navegador para lembrar do desconto. No dia da Black Friday você envia um e-mail informando às pessoas que um dos produtos da lista está com um desconto imperdível. É venda na certa!
Coloque a mão na massa
Falar da Black Friday no seu site e já iniciar uma campanha aumenta sua audiência, e te faz aparecer nas buscas orgânicas dos navegadores, antes da concorrência. E lembre-se: criatividade e honestidade ganham o consumidor.
por Alessandro Silveira, sócio fundador do Ideris, uma plataforma de integração multicanal focada em oferecer soluções inovadoras para quem vende em marketplaces