Conversamos com Matthew Silver, o homem amor de Nova Iorque


Matthew_Silver2

Conhecido pelas ruas de Nova Iorque como um lunático delirante, o performista e filmmaker Matthew Silver é um sucesso no YouTube com seus vídeos em que aparece usando apenas cuecas e tênis enquanto entoa gritos como: “o amor é a resposta” e “pare de comprar coisas”.

Ao entrar em lojas famosas durante o black friday, ou em uma de suas muitas apresentações em lugares públicos, incluindo o metrô, Matthew atrai olhares de curiosos que, entre uma brincadeira e outra, acabam se identificando com suas ideias.

A fim de saber quem é afinal Matthew Silver, o Tramp entrou em contato com ele por meio de seu site oficial e descobriu que por trás desse maluco, está um homem bem consciente e engajado – a seu modo – com os problemas do mundo moderno.

Matthew como surgiu a ideia de você se apresentar usando cueca e tênis pela cidade?
MS: É uma ideia boba e simples que eu tive há algum tempo. Acredito que isso chama a atenção e, em seguida, as pessoas tentam compreender e percebem que se trata de amor. Eu uso a minha aparência para atrair o olhar ao que realmente importa em nossas vidas. Acredito que o amor vai salvar o mundo antes que seja tarde demais. É a única coisa que inata em todos nós.

Qual foi a reação dos seus amigos na primeira vez em que você fez isso?
MS: Meus amigos achavam que eu poderia ser preso, que eu era estúpido e não me incentivavam. Levei um tempo até que tivesse meus próprios nervos para fazer isso. Só comecei depois que completei 25 anos.

O que você espera conseguir com suas performances?
MS: Eu espero conseguir sorrisos, a disseminação de algo positivo, a abertura de um portal. E que os outros se inspirem a libertar sua própria visão artística sobre o mundo, com amor em seus corações.

Você acredita que é possível as pessoas pararem de consumir?
MS: As pessoas vão parar de consumir quando souberem que é amor o que elas querem. Eu acredito que é possível. Cabe as pessoas, assim como eu, mostrarem como o amor é divertido, e isso é cada vez mais importante. Nós temos muitas lembranças do medo e  precisamos ter mais lembranças do amor.

Além do amor, que outro conselho você daria aos brasileiros?
MS: Que eles sempre façam o que está em seus corações, mesmo que outras pessoas tentem bloquear, como a polícia ou figuras de autoridade. As pessoas não estão sendo ensinadas a ter um coração livre, porque isso pode parecer bobo ou estúpido. Parem de julgar as pessoas que tentam ser livres de coração e vocês terão infinita liberdade na vida. Vocês devem fazer o que amam sempre, e assim se tornar um símbolo de inspiração para os outros. Nunca desistam, mesmo quando tudo se tornar doloroso. Vocês sempre vão retornar ao amor, porque ele não se sente bem em ser infeliz. A vida testa todo mundo.

Como é para você ser considerado o homem amor de Nova Iorque?
MS: The Love Man soa como um bom nome. Eu me vejo como um palhaço, mas eu vou gostar de todos os nomes positivos que as pessoas me derem.

Você é filho de pais hippies ou tem algum tipo de envolvimento com o movimento?
MS: Meus pais não são hippies, longe disso. Meu pai é contador e minha mãe é secretária. Eles me amam muito e eu também, me aceitam como eu sou e sou muito grato por isso.

Qual foi a sua apresentação mais marcante?
MS: Recentemente um homem jogou comida nas minhas coisas, porque ele estava insatisfeito com meu desempenho. Mas eu o deixei fugir porque não queria começar uma briga e também precisava continuar a minha performance. Ele voltou e me encarou nos olhos como se quisesse me atacar. Eu só ignorei e, em seguida, ele foi embora de novo. Tinha muita tensão no meu coração. Eu repetia que o amor é tudo e que isso iria passar, aí ele foi embora de vez. O homem me testou, ele testou a minha capacidade de voltar ao amor e eu precisava disso, e espero que tudo o que o incomodava sobre meu show esteja bem agora.

Como as pessoas costumam reagir ao seu show?
MS: Eu recebo um monte de reações, às vezes as pessoas realmente amam, riem e me abraçam, em outras se importam menos. Às vezes as pessoas direitas odeiam. Eu também tive outro episódio em que um cara atacou o meu show e jogou meus adereços longe quando havia muita gente em volta. Aqui está o vídeo:

Quais são as suas fontes de renda? Você tem alguma profissão?
MS: Nesta temporada eu estou fazendo performance artística e também tive sorte suficiente para receber uma bolsa do Franklin Furnace, que me permite ser financeiramente estável até meados do outono.

Como você se sente ao saber que diversas pessoas do mundo te admiram por causa dos vídeos?
MS: É bom que eles receberam a mensagem positiva. Foi o amor que se tornou viral, não eu. As pessoas sabem em seus corações mais do que nunca que o amor é importante. Penso que muitos de nós estão prontos para a mudança.