Siso faz do passado poesia em novo clipe “Saudade”


Siso (Crédito: divulgação)

Lançado no começo deste mês, “Saudade” é o mais novo clipe do artista mineiro Siso. A faixa, presente em Saturno Casa 4, seu álbum mais recente, ganhou um vídeo poético e tocante, que faz do passado poesia por meio de performances corporais e referências múltiplas.

Filmada no Centro Histórico de São Paulo, a produção  tem sua narrativa engendrada em duas obras chaves:  os espaços urbanos discutidos na exposição São Paulo Não é uma Cidade e a linguagem visual do cineasta francês Jean-Luc Godart, marcada por uma estrutura principal que brinca com o acidente e a improvisação dentro de si. Com fotografia de Suelen Calonga, “Saudade” também bebe de outras referências, como Robert Longo, Claudia Andujar e Pina Bausch. A edição é de Siso e a produção foi feita em quatro mãos por ele e Calonga.

Dirigido e roteirizado pelo próprio Siso, o vídeo presenta quatro personagens que por meio de performances e coreografias variadas interagem com a cidade à medida que vão sendo transpassados por suas memórias e vivências. De acordo com Siso, “o clipe é uma narrativa abstrata sobre o afeto e a busca por leveza e espontaneidade em um ambiente caótico”. “Quis transpor de alguma forma a deriva do mar proposta na letra pro concreto da grande cidade e, com isso, trazer questões como a opressão das estruturas, a fragmentação, o isolamento, o apego e a pressão vertiginosa do tempo”,  continua. Assista abaixo: