A Azimut Yachts acaba de anunciar a apresentação mundial ao público de seu projeto mais inovador: Azimut Grande Trideck. O megaiate, de 38 metros de comprimento, fará a sua primeira aparição de 7 a 12 de Setembro, em Port Pierre Canto, na França, no Cannes Yachting Festival. Já está disponível à venda nos mais de 70 países onde a marca possui representação, inclusive no Brasil onde está instalada sua filial produtiva, em Santa Catarina, a única fora da Itália.
O modelo que revoluciona mais uma vez o design de megaiates mundial traz como outros diferenciais a alta tecnologia e três conveses, além de incluir um terraço suspenso na popa sobre as águas criando um efeito de “cascatas de decks”.
Design exterior
Assinado pelo renomado designer italiano Alberto Mancini, o projeto exterior ganhou um amplo terraço “extra” elevado na popa chamado Sea View Terrace, que possui 30 metros quadrados e é um ambiente que parece estar suspenso no ar, dois metros acima da água. O Sea View Terrace está equipado com um grande sofá em forma de C voltado para o mar, projetado para oferecer ao proprietário uma área de convívio privado e entretenimento envolvente com os hóspedes.
Para máxima intimidade, Mancini ainda desenvolveu uma área externa mais isolada e abrigada antes de entrar no salão, alguns passos abaixo do Sea View Terrace, mais uma inovação no setor. Já no primeiro deck, com dois metros de pé direito, uma ampla área de praia conecta os hóspedes com o mar e ainda pode ser ampliada em mais 30 metros de superfície quando o megaiate está ancorado por meio de uma plataforma articulada.
Visto de cima, o novo layout cria um efeito de “terraços em cascata”, cada um com funções específicas: o solário, o terraço de jantar, o terraço com vista para o mar e a área da praia. Além disso, à frente, na proa, está um grandioso lounge em torno da banheira de hidromassagem circular, amplos sofás e solário para banhos de sol e descanso.
Design interno
O mundialmente famoso arquiteto Achille Salvagni redefiniu o papel dos espaços internos, apresentando nova funcionalidade aos ambientes a bordo. É o caso da mudança da área de jantar interna do convés principal para o convés superior. Dessa forma, o salão do convés principal é configurado para incentivar o convívio. Possui amplo bar com tampo em mármore de Carrara e abajur embutido, sofás grandes, poltronas com design único e elementos circulares no teto que configuram suavidade e conforto ao ambiente. Um local arejado, amplo e luminoso graças às janelas do chão ao teto.
Também situado no convés principal está a suíte do proprietário que possui grandes janelas e banheira independente.
Em termos de decoração, Salvagni desenhou cada móvel a bordo com um efeito suspenso e iluminação indireta por LEDs. Em todos os ambientes, optou pelo requinte aliado à praticidade: menos objetos, formas e linhas curvas que, ao mesmo tempo, aumentam a percepção dos materiais, cores e texturas. É o caso dos acabamentos arredondados de madeira clara e tecidos beges que contrastam com um mogno polido escuro e blocos de pedras nobres.
O convés superior, também finamente decorado, vem equipado com um enorme sofá aconchegante com uma tela plana de 55 polegadas. Já a mesa de centro pode ser elevada e estendida acomodando até 12 pessoas. No convés inferior, anda há quatro espaçosas e elegantes cabines de hóspedes.
Superestrutura de casco e alta tecnologia
O Azimut Trideck possui um casco desenvolvido por Pierluigi Ausonio junto com o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Azimut-Benetti na arquitetura naval. Possui um design que aliado à utilização extensiva de fibra de carbono reduz significativamente o consumo. O material contribuiu para a redução de 30% de peso absoluto de 6 toneladas. Dessa forma, apesar do aumento dos volumes a bordo, o baixo centro de gravidade do Trideck é preservado, garantindo excelente estabilidade estática e dinâmica. A combinação do casco da superestrutura de carbono significa uma melhoria significativa no desempenho: menor consumo de combustível, maior velocidade e maior alcance. Confira as fotos abaixo: