Gasolina corre nas veias da família de Anton Piëch, descendente de Ferdinand Piëch, ex-diretor da Volkswagem, e bisneto de Ferdinand Porsche, mas a linhagem fanática por automóveis está prestes a deixar de usar combustíveis fósseis para se dedicar aos modelos mais sustentáveis.
Toni, como gosta de ser chamado, é o fundador da Piëch Automotive, uma fabricante de automóveis alemã-suíça, sediada em Zurique e Munique, que acaba de apresentar no Salão do Automóvel de Genebra o primeiro carro 100% elétrico, criado em parceria com o designer industrial Rea Stark Rajcic. Intitulado Piëch Mark Zero, o veículo “Swiss Made” tem dois lugares e pesa menos de 1.800 kg.
O veículo tem uma autonomia de 500 km com uma única carga e carrega 80% da bateria em apenas cinco minutos, para ser preciso 4m40s. As baterias estão situadas no túnel central e no eixo traseiro do veículo, em vez de agrupadas no chassis, e contam com elevado grau de termo eficiência, permitindo o arrefecimento por ar ao invés de líquido e com densidade suficiente para a carga rápida.
Graças ao conceito modular, os veículos fabricados pela Piëch Automotive podem ser mantidos atualizados por um longo período de tempo, pois tanto o software quanto o hardware podem ser atualizados ou substituídos conforme necessário. Ao mesmo tempo, a estrutura modular possibilita uma ampla escolha de sistemas de acionamento: motor de combustão interna convencional, tipos diferentes de híbridos, acionamento totalmente elétrico ou células de combustível .
Três tipos de veículos estão em planejamento: um de dois assentos, um de quatro assentos e um SUV esportivo. Outros conceitos, como conversíveis e caminhonetes, também são possíveis.
A produção será realizada em cooperação com parceiras experientes e o modelo será produzido estritamente dentro dos padrões de qualidade alemães. Confira algumas fotos:
Especificações do Piëch Mark Zero*
Dimensões:
Comprimento/largura/altura: 4.432/1.991/1.250 mm;
Projeção: frontal: 897 mm / traseira: 915 mm;
Peso: menos de 1.800 kg;
Distância entre eixos: 2.620 mm.
Desempenho:
Rendimento do sistema: eixo frontal: um motor assíncrono gera 150 kW;
Eixo traseiro: dois motores assíncronos geram 150 kW cada um;
Aceleração: 0 a 100 km/h em 3,2 segundos;
Velocidade máxima: 250 km/h.
*Especificações são valores visados/status do projeto