Os fãs de obras de arte já podem festejar. A Paris Musées, instituição pública que incorpora os 14 principais museus da cidade luz – incluindo o Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris, o Petit Palais e as Catacumbas de Paris -, acaba de facilitar a vida dos amantes da arte ao disponibilizar de forma gratuita mais de 300 mil obras – incluindo pinturas, fotografias e moedas – em seu site.
Ao todo, mais de 150 mil dessas imagens são de domínio público e podem ser baixadas em alta definição (300 dpi), já o restante podem ser vistas, mas não estão disponíveis em alta resolução. O acervo conta com trabalhos de Raoul Dufy, Francisco de Goya, Claude Monet, Rembrandt, Anthony van Dyck, Eugène Delacroix, Jean-Auguste Dominique Ingres, Paul Cézanne, Victor Hugo, Gustave Courbet, Pierre Bonnard, entre muitos outros nomes familiares e menos conhecidos.
“A disponibilização desses dados garante que nossos arquivos digitais possam ser acessados e reutilizados livremente por qualquer pessoa, sem restrições técnicas, legais ou financeiras, seja para uso comercial ou não”, diz um comunicado à imprensa compartilhado pela Paris Musées.
No site, os usuários podem navegar pelos catálogos dos museus ou até mesmo ver exposições virtuais com uma curadoria especial. Ainda de acordo com o comunicado oficial, “a ideia do serviço é garantir que as pessoas possam usar essas imagens em alta definição de maneira fácil, gratuita e instantânea, para apoiar suas pesquisas, aulas e publicações”.