Museus de Paris liberam gratuitamente mais de 300 mil obras de arte na internet


La jetée de Honfleur (1928), de Raoul Dufy

Os fãs de obras de arte já podem festejar. A Paris Musées, instituição pública que incorpora os 14 principais museus da cidade luz – incluindo o Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris, o Petit Palais e as Catacumbas de Paris -, acaba de facilitar a vida dos amantes da arte ao disponibilizar de forma gratuita mais de 300 mil obras – incluindo pinturas, fotografias e moedas – em seu site.

Soleil couchant sur la Seine à Lavacourt, effet d’hiver (1880), de Claude Monet

Ao todo, mais de 150 mil dessas imagens são de domínio público e podem ser baixadas em alta definição (300 dpi), já o restante podem ser vistas, mas não estão disponíveis em alta resolução. O acervo conta com trabalhos de Raoul Dufy, Francisco de Goya, Claude Monet, Rembrandt, Anthony van Dyck, Eugène Delacroix, Jean-Auguste Dominique Ingres, Paul Cézanne, Victor Hugo, Gustave Courbet, Pierre Bonnard, entre muitos outros nomes familiares e menos conhecidos.

“A disponibilização desses dados garante que nossos arquivos digitais possam ser acessados ​​e reutilizados livremente por qualquer pessoa, sem restrições técnicas, legais ou financeiras, seja para uso comercial ou não”, diz um comunicado à imprensa compartilhado pela Paris Musées.

A Morte de Leonardo da Vinci (1818), por Ingres

No site, os usuários podem navegar pelos catálogos dos museus ou até mesmo ver exposições virtuais com uma curadoria especial. Ainda de acordo com o comunicado oficial, “a ideia do serviço é garantir que as pessoas possam usar essas imagens em alta definição de maneira fácil, gratuita e instantânea, para apoiar suas pesquisas, aulas e publicações”.