Certa vez um professor de português comentou com outra aluna que sempre que ia comprar um livro desconhecido ele lia a primeira frase e assim decidia se iria comprar ou não. Ás vezes o autor tem esse poder de nos capturar antes mesmo de chegar ao primeiro ponto ou já deixa naquela frase algo que podemos sentir ‘esse livro será incrível’. Seguindo o que o meu professor disse fiz e faço isso algumas vezes, tanto que foi só por isso que comprei “Clube da Luta” sem imaginar sobre o que tratava, e vou compartilhar aqui alguns inícios de livros que podem aguçar a curiosidade.
“Primeiro Tyler me arruma um emprego de garçom, depois enfia um revolver na minha boca e diz que o primeiro passo para a vida eterna é morrer.” – Clube da Luta – Chuck Palahniuk.
“Queimar era um prazer” – Fahrenheit 451 – Ray Bradbury.
“Imagine que você precisa quebrar o braço de alguém” – O Vendedor de Armas – Hugh Laurie.
“Encontrei Dean pela primeira vez não muito depois que minha mulher e eu nos separamos” – On the Road – Jack Kerouac.
“A Sra. Dalloway disse que ela própria iria comprar as flores.” – Mrs. Dalloway – Virginia Woolf.
“Se você vai ler isso, é melhor desistir” – No Sufoco – Chuck Palahniuk.
“Sinto-me feliz por ter partido!” – Os Sofrimentos do Jovem Werther – J. W. Goethe.
“Certa manhã, após um sono conturbado, Gregor Samsa acordou e viu-se em sua cama transformado num inseto monstruoso” – A Metamorfose – Franz Kafka.
“O artista é o criador de coisas maravilhosas” – O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde.
“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro” – Desventuras em Série, Mau Começo – Lemony Snicket.
“Foi numa tumba egípcia da decima oitava dinastia que o sorriso de Fio apareceu pela primeira vez” – A Libélula dos seus oito anos – Martin Page.
“Muito além, nos confins inexplorados da região mais brega da Borda Ocidental desta Galáxia, há um pequeno sol amarelo esquecido.” – O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams.
“O que aqui se conta aconteceu há muitos anos, quando vovô ainda era menino” – As Crônicas de Nárnia, O Sobrinho do Mago – C. S. Lewis.
“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de uma esposa.” – Orgulho e Preconceito – Jane Austen.
