Para a alegria dos apaixonados por fotografias e viagens, os vencedores do concurso de fotografia National Geographic Traveler 2015 foram anunciados e contam com imagens de tirar o fôlego como sempre.
Dentre mais de 17 mil fotos enviadas pelos quatro cantos do mundo e distribuídas nas categorias Retratos de Viagem, Cenas ao Ar Livre, Senso de Lugar e Momentos Espontâneos, apenas três foram selecionadas para subir ao pódio. E quem levou para casa o grande prêmio foi o mexicano Anuar Patjane Floriuk, por seu incrível tiro subaquático que capturou mergulhadores ao redor de uma baleia Jubarte e seu filhote recém-nascido enquanto nadavam pelas Ilhas Revillagigedo, no México.
Além da foto vencedora, o segundo e terceiro lugar são de encher os olhos e vale a pena conferir os outros destaques que também concorreram pela viagem de oito dias pela Costa Rica e Canal do Panamá com direito a acompanhante.
Veja a seguir:
Primeiro Lugar: “Whale Whisperers”
A foto foi tirada em um mergulho junto com uma baleia Jubarte nadando com seu filhote recém-nascido, enquanto viajavam ao redor da Roca Partida, nas Ilhas Revillagigedo, no México.
Segundo Lugar: “Gravel Workmen”
Três trabalhadores de cascalho olham através do vidro empoeirado de uma janela no seu local de trabalho em Chittagong, Bangladesh.
Terceiro Lugar: “Camel Ardah”
Foto tirada da Camel Ardah de Omã, uma tradicional corrida de camelos deste país no Oriente Médio.
Menção Honrosa: “A Night at Deadvlei”
A lua iluminando as dunas de areia da Dead Vlei, localizada dentro do Parque Namib-Naukluft, na Namíbia, e o céu tão claro e limpo que é possível ver claramente a Via Láctea.
Menção Honrosa: “Catching a Duck”
Dois meninos tentando pegar um pato no córrego da cachoeira na Província de Nong Khai, Tailândia.
Menção Honrosa: “Kushti, Indian Wrestling”
Fim do treino dos lutadores da tradicional luta indiana Kushti. Dentro de uma “cova” feita de barro, muitas vezes misturada com sal, limão e manteiga de leite de búfalo, dois homens vestidos com tangas ajustadas se apoiam nas paredes da arena, cobrindo suas cabeças e corpos com terra para absorver qualquer suor e evitar um possível resfriado.
Menção Honrosa: “White Rhinos”
Três rinocerontes pastam sem medo na frente do Fotógrafo no Ziwa Rhino Sanctuary, em Uganda.
Menção Honrosa: “Sauna in the Sky”
No Monte Lagazuoi, nos Alpes orientais italianos, há uma sauna localizada a 2 mil e 800 metros de altura, no coração das Dolomitas.
Menção Honrosa: “Highlanders”
Moradores de uma área rural da Polônia ainda praticam uma antiga técnica de fenação utilizando ferramentas como o foice e o forcado.
Menção Honrosa: “Romania, Land of Fairy Tales”
Esta linda paisagem foi capturada depois que uma geada branca caiu sobre a vila Pestera, na Romênia.