Cinco lugares pelo mundo para apreciar arte de rua


Viajar para lugares diferentes é sempre uma aventura e tanto e, não são somente os pontos turísticos e os restaurantes famosos que agregam durante a escolha do destino. A arte é um dos fatores que faz muita diferença na hora de escolher um lugar legal para passar as férias, afinal, estar em um lugar rodeado de lazer e cultura é muito bom para sair da mesmice.

No mundo há diversas cidades famosas pelos seus pontos turísticos, mas poder conciliar isso com galerias de arte a céu aberto só faz com que o roteiro de viagem fique ainda mais enriquecido, seja para tirar várias fotos ou simplesmente para apreciar o visual colorido dos grafites.

Abaixo, a Dionisio.AG, agência especializada em arte, selecionou lugares pelo mundo aonde é possível contemplar muitas obras gratuitas, criadas por artistas dos quatro cantos do planeta:

1. Miami (EUA)

Um dos destinos mais buscados por quem quer curtir praias paradisíacas e fazer muitas compras, a cidade vai muito além de outlets e shoppings, oferecendo vários passeios culturais para quem gosta de arte de rua, como o Wynwood Art District, um local com galpões abandonados que foram transformados em galerias de arte a céu aberto, apresentando todas as paredes cobertas por grafites coloridos.

2. Valparaíso (Chile)

A cidade de Valparaíso, situada há 120 quilômetros de distância da capital do Chile, Santiago, é conhecida como a cidade-cor e, por lá, é possível encontrar e se divertir com diversas atrações disponíveis. Mas o destaque vai mesmo para os grafites que ficam expostos nos muros e morros da cidade, tanto que, essas manifestações artísticas renderam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2003.

3. Nova Iorque (EUA)

A cidade de Nova Iorque é uma das mais visitadas pelos brasileiros que viajam para os Estados Unidos. Com seus diversos shoppings e lojas de luxo, restaurantes conceituados e opções de lazer e entretenimento para todas as idades, a cidade tem charme para encantar a todos. Para os apaixonados por arte, o lugar que não pode faltar durante a visita são os grafites situados no High Line Park, aonde é possível encontrar trabalhos em lugares super inusitados, já que, por lá, não é proibida a arte de rua, como em alguns países.

4. Paris (França)

Paris, um dos destinos mais famosos e conhecidos do mundo, além de oferecer tours e pontos turísticos espalhados por toda a cidade, incluindo monumentos históricos e museus de diversos tipos, também oferece belas paisagens artísticas gratuitas, como o mural “La Parisienne”.

5. Berlim (Alemanha)

Já em Berlim, capital da Alemanha, há passeios de sobra para serem feitos, pois carrega uma bagagem histórica repleta de conhecimento de uma cidade que foi palco da Guerra Fria e dividiu o país entre dois, durante o ano de 1947 e 1991. E, uma das atrações é o Muro de Berlim, que após o fim dos conflitos, se tornou uma galeria a céu aberto em que artistas do mundo todo fazem painéis enormes retratando acontecimentos da política de forma caricata.

“Uma viagem cultural não é sinônino de fazer maratonas em museus, mas sim se encantar com toda a cultura e obras espalhadas pela cidade escolhida. Escolhemos alguns lugares pelo mundo onde é possível, além das visitas nos famosos pontos turísticos, também conciliar com arte gratuita exposta pela cidade, fazendo com que o roteiro fique rico culturalmente e renda ótimas lembranças”, comenta Victor Barros, sócio-fundador da Dionisio.AG.