Obras ganham destaque na CASACOR SP 2019


Obras de arte dão vida a qualquer ambiente. Mais do que decorar, elas transmitem a identidade e a personalidade de seus moradores. Pensando nisso, reunimos seis ambientes da CASACOR como inspirações para quem deseja transformar a casa em um ambiente sofisticado e acolhedor.

Incorporadas aos ambientes apresentados pelos arquitetos, as peças provocam sensações diversas e aprimoram a experiência dos visitantes. Pinturas, fotografias e esculturas dão perspectiva e personalidade para os projetos. Confira:

Terraço Aurora por BC Arquitetos

(Crédito: Denilson Machado)

Em sua segunda participação na CASACOR SP, a dupla elaborou um terraço de 130 m² que expressa sensações e sentimentos por meio de composições ricas em referências e texturas. Entre as intervenções artísticas presentes no ambiente, se destaca a obra de arte aérea composta por três pedras feitas de material reciclado, criada a partir da parceria do designer Domingos Totora e do Estúdio Manus. Além disso, desenhos da artista Florian Raiss foram instalados em cada coluna presente no terraço, de maneira que representassem os amigos da personagem principal, a Aurora, simbolizada, por sua vez, através de uma pintura antiga colocada mais ao fundo.

Casa OAK por CASAdesign

(Crédito: Denilson Machado)

Com um olhar contemporâneo e simbólico sobre o morar, a dupla do renomado escritório CASAdesign elaborou a Casa OAK | 02, uma residência completa de 185 m². Além dos elementos arquitetônicos que reforçam a expertise a dupla, a produção do ambiente chama atenção pelas peças únicas e feitas à mão de diferentes origens e etnias, como Timor Leste e Ilha de Bornéu (na Ásia), de Benin (Nigéria/África), da Turquia e das Filipinas, que trazem uma forte carga emocional ao ambiente. Outro ponto de destaque são as obras de arte que pontuam elegantemente o espaço, como uma grande pintura do artista João Di Souza e as caixas de Luisa Malzoni, representados pela Verve Galeria; a arte nordestina, que se faz presente através de Ramonn Vieitez (Galeria Portas Vilaseca); e a artista catarinense Fabiana Langaro Loos, um dos grandes talentos da cena abstrata das artes plásticas. Obras visualmente fortes, que ligam o ambiente à grandiosidade da natureza.

Casa Sumê por Gustavo Neves

(Crédito: Marco Antônio)

A ancestralidade, a memória milenar inscrita no inconsciente dos povos, seus modos e costumes, tradições e conhecimentos, são características que se reproduzem nas histórias e se manifestam na cultura. Seguindo esse conceito, Gustavo Neves apresenta na CASACOR a Casa Sumê em parceria com a LG. Entre as obras de arte e esculturas que compõem o ambiente, a luminária tem uma história super especial: suas hastes esculturais são feitas a partir de caules de palmeira que o arquiteto recolheu na rua após chuvas que as destacaram de seus troncos. Instigado pelo desenho, elas foram secas, receberam tratamento antifúngico e se transformaram num pendente incrível, onde ganharam filetes de cerâmica da Geocerâmica e duas lindas gemas de Topázio Imperial onde a luz incide. O toque final de arte fica por conta de uma grande instalação inédita de 5,4×2,70m, chamada Pelle, assinada pela dupla de designers mais icônica do país, os Irmãos Campana.

Cozy House por Olegário de Sá

(Crédito: Roberto Majola)

“A sensação de chegar e não querer mais sair de casa”, esse é o conceito apresentado pelo escritório Olegário de Sá no espaço Cozy House. Com uma atmosfera acolhedora e distribuído em 100m², o ambiente todo integrado emprega elementos rústicos como madeira e pedras naturais, somadas à modernidade dos vidros estruturados. Na decoração, obras de arte contemporâneas e peças desenhadas em aço se completam com delicadeza. O arquiteto apostou em obras de arte impactantes de importantes galerias como Galeria Room8, Galeria AM e Luís Maluf, que destaca-se com a tela de Iuri Sarmento e esculturas de Jesse Thompson. Sóbria, aconchegante e convidativa, a Cozy House é um deleite aos visitantes.

Dolce Villa Todeschini por Debora Aguiar

Dolce Villa Todeschini por Debora Aguiar
(Crédito: Salvador Cordaro)

Dona de um estilo único e reconhecida como umas das arquitetas mais importantes do Brasil, Debora Aguiar foi escolhida pela Todeschini para assinar o ambiente “Dolce Villa Todeschini” em mais uma edição da CASACOR SP. A casa contemporânea e clean de 480m², que representa toda a sofisticação e elegância de seu estilo, cria um verdadeiro refúgio urbano em meio à natureza, cheio de memórias e detalhes. Além dos elementos arquitetônicos, o ambiente se destaca pelo minucioso trabalho de curadoria feito por Debora e sua equipe, reverenciando obras que foram destaque na SP-Arte. Duas obras de Hércules Barsott, em harmonia com a serigrafia de Beatriz Milhazes, dão toque final à sofisticação que é marca registrada de Debora Aguiar.

Espaço Ser por Alex Bonilha

(Crédito: Evelyn Muller)

Em sua estreia na CASACOR SP, o Studio Alex Bonilha criou o “Espaço Ser”, um living de 60m² traduzido por materiais naturais e ecológicos que trabalha a busca das conexões humanas como prioridade, sendo o ambiente o instrumento de recuperação e reencontro das pessoas com seus centros. Na decoração, obras de arte cuidadosamente escolhidas em parceria com o curador Cezar Prestes. Destacam-se o quadro Refugiado, de Eduardo Carneiro, a obra Mulata na Janela, de Di Cavalcanti, o Guache (sem nome), de Iberê Camargo, Sombras ao tempo, de Wagner Costa, entre outras que dão um toque sofisticado e acolhedor ao ambiente.