Cidade Matarazzo recebe a primeira Soho House da América do Sul


Soho House 40 Greek Street, em Londres (Crédito: Soho House/Divulgação)

O complexo Cidade Matarazzo, conhecido como o maior projeto privado de restauração com preservação do patrimônio histórico do Brasil, acaba de anunciar que receberá o primeiro espaço físico da Soho House na América do Sul.

O clube exclusivo e global, famoso por conectar pessoas ligadas à cultura e realizar reuniões, eventos e festas, promete atrair artistas e criativos, inspirando-os através do contato com a natureza, a brasilidade e a hospitalidade do local.

Crédito: Soho House/Divulgação

Capital da economia criativa, São Paulo terá um local onde as mentes mais brilhantes poderão se reunir e colaborar. De acordo com Alexandre Allard, idealizador e fundador do complexo, “a cultura, a arte e a criatividade fazem parte da essência do Matarazzo e a Soho House é vital para nosso ecossistema e para inspirar nossa comunidade em um ambiente transformador, onde muitas ideias disruptivas nascem”.

Allard também acredita que a ebulição cultural criativa aliada ao bem-estar em meio à natureza que o complexo proporciona é justamente a experiência que os membros do clube desejam vivenciar.

Crédito: Soho House/Divulgação

O clube vai ocupar parte do antigo Hospital Umberto I, espaço que estava abandonado e tombado como patrimônio cultural, mas passou por restauração e se transformou na Cidade Matarazzo. A inauguração está prevista para Dezembro de 2023, e a Soho House contará com 36 quartos, academia, spa, piscina e bar na cobertura, além de restaurantes e espaços exclusivos para os membros.

Crédito: Soho House/Divulgação

Dentro do complexo Matarazzo, o novo espaço também contará com a Soho House Design, uma área dedicada à valorização do trabalho de artesãos locais e na criação de ambientes autênticos do Brasil. O mobiliário e o design de interiores da casa serão inspirados na rica herança portuguesa da cidade e no modernismo brasileiro, com padrões abstratos.

O espaço vai exibir ainda um acervo de arte composto por artistas nacionais e será adornado por plantas e obras de arte. O empresário acredita que a Soho House contribuirá ainda mais para o ecossistema completo proposto pela Cidade Matarazzo. 

Crédito: Soho House/Divulgação

Já Andrew Carnie, CEO da Soho House & Co, justifica a escolha do complexo para receber a nova casa, considerando que São Paulo é uma cidade global pulsante com arquitetura, música, arte de rua e outras áreas criativas em crescimento, como moda e design.

“Este espaço terá grande influência do design local e estamos entusiasmados em honrar e compartilhar a cultura brasileira com nossa comunidade global de associados”, conclui o executivo.