2ª edição do Festival Bacalhau da Noruega acontece no RJ e SP


Capim Santo (Crédito: Ricardo Dangelo)

Após o sucesso no Rio de Janeiro em 2022, este ano o Festival Bacalhau da Noruega chega à sua segunda edição numa versão ampliada e terá mais de 70 restaurantes participantes, divididos entre RJ e SP. Todos os estabelecimentos participantes servirão um prato com Gadus morhua (bacalhau-do-atlântico) como estrela principal, destacando as virtudes e características do autêntico Bacalhau da Noruega.

O festival, que acontece de 29 de Setembro a 15 de Outubro de 2023, é promovido pelo Conselho Norueguês de Pesca em parceria com o SindRio. Já na capital paulista, recebe o apoio da ANR (Associação Nacional de Restaurantes) e da Prazeres da Mesa. A ideia do festival é divulgar o bacalhau considerado o mais nobre do mundo. Vindo das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte, na Noruega, ele possui melhor qualidade e sabor único, além de ser apreciado por chefs, especialistas e consumidores no mundo todo.

Jobi (Crédito: Rodrigo Azevedo)

A variedade de pratos e restaurantes é a prova da versatilidade do autêntico bacalhau norueguês, que chega às cozinhas salgado e seco para se transformar em receitas ricas em nutrientes, com sabor premium único, alto rendimento e muita criatividade. Alguns dos ícones cariocas, como Bar Urca e Jobi, estão de volta neste ano, e este último traz consigo sua nova casa, o Joba.

D’Amicci (Crédito: Rodrigo Azevedo)

Os restaurantes brasileiros terão a companhia de portugueses, italianos e franceses, incluindo Albamar, D’AmicciChez Claude, Ecco Gastronomia, Barsa Uptown, Skinna Restaurante, La Parrilla Del Uruguay, Camolese, Degrau, Didier, Escama, Guimas, Quiqui, Sabrage, Salí, entre outros estabelecimentos incríveis na cidade maravilhosa.

Maremonti (Crédito: Ricardo Dangelo)

Já em São Paulo, até restaurantes orientais compõem a lista de participantes. É o caso do Kinoshita, premiado seis vezes com estrela Michelin, que participa junto com o Bar Veríssimo, Due Cuochi, Aguzzo, Amadeus, Canto do Picuí, Animus, Ora Pois, Zena Cucina, Bar dos Cravos, Café Journal, Capim Santo, Gajos, Rancho Português e a famosa Dona Onça, além de diversos outros conhecidos, como o Skye, localizado no Hotel Unique, Le Jazz Brasserie e Maremonti.

Le Jazz Brasserie (Crédito: Ricardo Dangelo)

“Durante o Festival, o prato mais vendido da casa foi o Bacalhau da Noruega”, contou João Jordan, gerente do restaurante Miam Miam, que participará pela segunda vez do evento. Já Didier, chef do restaurante que leva seu nome e também estará pela segunda vez na lista de participantes, afirma que “participar desse evento foi muito bom para nós, por permitir promover um produto de qualidade como o Bacalhau da Noruega, que é bem macio, bem gostoso e tem muito sabor”.

Didier (Crédito: Rodrigo Azevedo)

Cada restaurante participante criou sua receita predileta para apresentar no Festival, que não exige nenhum padrão de preço, porção ou ingrediente, além do autêntico Bacalhau da Noruega.

Clique aqui para verificar a lista completa dos restaurantes e seus pratos correspondentes.