São Paulo Catarina, o primeiro aeroporto privado do país


São Paulo Catarina (Crédito: JHSF/divulgação)

O grupo JHSF, dono de marcas dos ramos hoteleiro e imobiliário, como Fasano, Fazenda Boa Vista e o Shopping Cidade Jardim, acaba de inaugurar o São Paulo Catarina – Aeroporto Executivo, o primeiro aeroporto totalmente privado voltado à aviação executiva no Brasil.

Localizado no município de São Roque (SP), a cerca de 35 minutos da capital paulista, no quilômetro 60 da Rodovia Presidente Castelo Branco, o novo aeroporto tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens domésticos e internacionais por ano.

Vale lembrar que o Catarina pode receber jatos executivos de grande porte, como os modelos Lineage 1000E, da Embraer; G650, G600 e G550, da Gulfstream; Global 7500 e 8000, da Bombardier; e os modelos Falcon 8X e 6X, da Dassault Falcon Jet, pois a pista tem 2,47 km de extensão por 45 metros de largura.

O local ainda conta com 6.000 m² de hangar, um pátio de 21.600 m², operação 24 horas e um heliponto. Além disso, sua torre de controle para serviços de tráfego aéreo tem capacidade para a realização de aproximação de aeronaves por instrumentos de precisão.

O aeroporto, que teve um custo de 700 milhões de reais e projeto idealizado por Sig Bergamin e Triptyque, faz parte do Empreendimento Urbanístico Integrado Catarina, composto também pelo shopping Catarina Fashion Outlet e pelo Catarina Corporate Center, numa área total de 7 milhões de metros quadrados. Confira algumas fotos e vídeo: