Tecnologia mobile, a cultura do novo século


Diante da transformação da era digital, muitas tecnologias emergiram com o objetivo de trazer praticidade, velocidade e otimização do tempo para o dia a dia das pessoas e empresas. Nesse sentido, “mobile” significa muito mais do que celular – dispositivo tradicionalmente construído somente para ligações telefônicas. “Mobile” tornou-se uma cultura que está presente em grande parte das atividades cotidianas.

É fato que a versatilidade dos aplicativos para celulares está revolucionando diversos setores do mercado. Com um smartphone e uma conexão de internet, é plenamente possível fazer compras de produtos farmacêuticos, acessar dados bancários, localizar estabelecimentos, contatar pessoas de qualquer lugar do mundo, chamar um táxi, pagar um boleto, entre outras opções. É factível a agilidade que essa tecnologia proporciona para seus usuários realizem tarefas sem que sequer precisem se deslocar fisicamente.

De acordo com o estudo IDC Predictions Brazil 2019, realizado pela International Data Corporation (IDC) Brasil, o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve crescer 4,9%, enquanto que no mesmo ano o mercado de TI deve ter crescimento de 10,5%. O principal responsável por esse aumento é o setor de dispositivos móveis inteligentes, que deve atingir um crescimento de 18% em relação ao ano passado (2018), chegando a US$ 24,5 bilhões. Isso representa 38% de todos os gastos com TI no Brasil em 2019.

Perante a demanda de um mercado que exige velocidade e imediatismo, empresas tradicionais se extinguiram ou se adaptaram. Consequentemente, novas companhias surgiram e se solidificaram em seus setores. Todas, invariavelmente e independentemente do tamanho, compreenderam que a metodologia de pensamento ágil é a base de qualquer desenvolvimento para os dias atuais.

Um exemplo prático é o aplicativo de vendas Wish, desenvolvido para celulares Android e IOS. Esse app se transformou em uma empresa privada com uma receita entre US$ 3 bilhões a US$ 6 bilhões, concentrando mais de 90% do seu marketing em redes sociais sob o comando de ex-funcionários da Google. O Wish é provavelmente uma das grandes ameaças em vendas digitais para a gigante Amazon.

Se olharmos no ranking das empresas mais admiradas da revista Fortune desde 2008, podemos notar a liderança implacável das gigantes do mercado mobile: Google e Apple. Elas, além de estarem na lista das mais valiosas do planeta, também são constatadas como a mais inovadoras e revolucionárias do mundo digital.

Nesse sentido, é possível constatar que empresas de tecnologia que não se inserirem nesse universo irão perecer em algum momento. Aplicativos móveis, metodologias ágeis e arquiteturas orientadas a microserviços são uma transformação digital essencial para as corporações que visam o presente e o futuro.

Por isso, avalie cuidadosamente se sua empresa está caminhando junto com a mobilidade tecnológica. Principalmente para os negócios no ramo da informação, na alta disponibilidade de demandas e múltiplas entregas de valores de dados. É inexorável o total entendimento e imersão no significado de mobile estar presente a qualquer momento em qualquer lugar do mundo através de um smartphone para seus clientes.

Possibilitar que seu empreendimento tenha uma inteligência escalável, atual, flexível e acessível nos meios mobile certamente irá posicioná-lo nas verticais da transformação digital e ampliar melhores resultados, desempenho e consequentemente prosperar sua instituição. Caso contrário, se sua empresa ficar parada no tempo, a sobrevivência no mercado pode ser curta. Portanto, mãos à obra!!!

por Filipe Carvalho, analista sênior de Tecnologia da Informação da Accesstage