Três fintechs pensadas para facilitar os negócios de PMEs


As fintechs vieram para ficar. Os bancos digitais estão se popularizando no país e ganhando cada vez mais espaço, principalmente com micro e pequenas empresas. Isenção de taxas, facilidade de acesso ao crédito, empréstimos e serviços diferenciados e a agilidade de resolver tudo online são alguns dos atrativos que estão fazendo essas startups conquistarem empreendedores dos mais variados segmentos.

Muito além dos tradicionais serviços bancários, conheça três fintechs que estão facilitando os negócios para PMEs. Elas oferecem aos empreendedores opções para pagamentos, recebimentos, cartões virtuais, financiamento e até antecipação de créditos a receber.

Conta Black – Se o principal desafio para o negócio deslanchar era não ter um conta em banco, a solução já está no mercado. Primeira conta digital voltada para o empoderamento financeiro de pessoas desbancarizadas, a Conta Black é uma comunidade financeira, que oferece dois tipos de contas – Pessoa Física e Empresarial -, duas linhas de investimentos – black.x e pool.black -, além de serviços como transferências entre usuários, TED e crédito consignado. Entre os diferenciais da empresa estão o CashBlack, ou seja, depois de 13 meses o cliente recebe parte do valor das tarifas pagas, e o foco na educação financeira de seus clientes.

meBanq – Com o objetivo de conectar pessoas que querem investimentos mais rentáveis com empresas que buscam empréstimos com baixas taxas, a meBanq quer se diferenciar dos serviço de investimentos tradicionais. Com a plataforma de empréstimos online, o retorno esperado pode chegar a até 50% ao ano (3,5% ao mês). Uma das áreas em que a redução de custos é mais notável é a de empréstimos. Como a chegada das fintechs, os empreendedores não precisam mais ficar presos às linhas de crédito dos grandes bancos, conseguindo dinheiro com investidores privados e taxas de juros menores, entre outras vantagens.

Husky – Desenvolvida para facilitar o fluxo de pagamentos internacionais, a fintech foi pensada para resolver um problema de muitos empreendedores que prestam serviço para empresas no exterior: a dificuldade de receber pagamento de outros países devido à burocracia brasileira. Com um app que combina contabilidade com serviços bancários, a fintech está facilitando a vida de influenciadores digitais (youtubers, gamers, etc.), programadores, médicos e outros profissionais. Enquanto o mercado tradicional cobra várias taxas para esse tipo de serviço, como IOF, spread, manutenção e pagamento, a Husky trabalha com uma porcentagem fixa, que pode ser reduzida na indicação de amigos.