Fotos mostram o antes e depois das praias mais famosas do mundo


Quando passamos as férias em cidades litorâneas famosas, nem imaginamos que muito antes da construção de resorts luxuosos, bares e shoppings centers, alí havia um lugar completamente diferente.

Na verdade, muitas dessas ilhas tiveram origens humildes, quando eram desertas ou  abrigavam penas algumas aldeias de pescadores e tribos indígenas. Além disso, algumas tiveram o passado marcado por guerras e destruições naturais até se reerguerem como os pólos turísticos que conhecemos hoje.

Por isso, selecionamos imagens que mostram como eram e como ficaram algumas das praias mais conhecidas do mundo depois de passarem por tantas transformações. Veja só:

Cancun, México

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (1)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (2)

Originalmente nomeada como Kankun, essa cidade mexicana tão badalada é mais nova do que você imagina. Há apenas 40 anos, Cancun não passava de uma ilha deserta conhecida por poucos, e só virou o que é hoje após o início de um ambicioso projeto criado pelo ex-presidente mexicano Echeverilla para promover o turismo na região.

Maui, Havaí, EUA

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (3)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (4)

Após a segunda maior ilha do estado americano do Havaí sofrer após anos de guerras e ter sua população diminuída drasticamente pela falta de emprego e recursos que assolava a região. Um novo plano para atrair moradores e visitantes foi criado através do desenvolvimento turístico de Maui.

Malibu, Califórnia, EUA

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (5)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (6)

Essa influente cidade à beira mar, antigamente foi propriedade privada da rica família Rindge, de Massachussets, que diante de algumas dívidas tiveram que vender lotes para seletas estrelas de Hollywood construírem suas casas de veraneio. Dez anos mais tarde, problemas financeiros fizeram com que a família vendesse definitivamente a Colônia Malibu, que hoje se tornou moradia dos ricos e famosos da Califórnia.

Miami Beach, Florida, EUA

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (7)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (8)

Assim como Malibu, Miami também já pertenceu a vários proprietários antes de se tornar o que é hoje. A partir da década de 1920, a população da cidade começou a crescer após a construção de hotéis luxuosos, campos de golfe, arquitetura influenciada pelo movimento Art déco e por refugiados cubanos que se instalaram em Miami em busca de emprego.

Bondi Beach, Sydney, Austrália

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (9)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (10)

A partir do ano de 1900, essa praia australiana foi conquistando não só moradores, mas também visitantes estrangeiros que se estabeleceram por lá e ajudaram no desenvolvimento econômico da região. Desde então, a Bondi Beach se tornou cada vez mais popular por sediar eventos importantes como os Jogos Olímpicos de Verão, eventos de corrida, festivais de cinema e muitos outros.

Rio de Janeiro, Brasil

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (11)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (12)

Com uma beleza única, o Rio de Janeiro não demorou para crescer e se tornar a segunda capital do Brasil em 1763. Mas o ano de ouro da cidade maravilhosa foi a partir de 1920, quando Copacabana lentamente ficou conhecida internacionalmente como um destino exótico, o que trouxe cada vez mais turistas para a região.

Bora Bora, Tahiti

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (13)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (14)

Inicialmente chamada de Vava’u, depois Pora Pora e por fim, Bora Bora. Esse refúgio luxuoso da Polinésia Francesa já foi usada como base militar dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, porém não foi palco de nenhum combate, visto que a presença dos EUA não foi contestada no decurso da guerra. Assim a ilha ficou preservada, ganhou mais habitantes e hoje em dia  é um paraíso intocado de águas cristalinas.

Nassau, Bahamas

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (15)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (16)

Sendo hoje a capital e maior cidade das Bahamas, Nassau já foi habitada por piratas, colonizadores, ex escravos e muitas outras pessoas. Porém atualmente a ilha é constituída por aqueles que fugiram das grandes cidades a procura de viver às margens deste paraíso caribenho.

Phuket, Tailândia

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramppontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (18)

Depois de ter sido marcada por conflitos durante os anos de 1800, a maior ilha da Tailândia recebeu imigrantes chineses que chegaram em grande número em busca de trabalho. Na época a economia era baseada em industrias de mineração, porém quando seu primeiro aeroporto foi inaugurado no final dos anos 70, o turismo passou a crescer na região, que hoje chama atenção pela vida noturna agitada e pelas compras baratas.

República de Fiji

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (19)OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Este arquipélago ao sul do oceano Pacífico era apenas habitado por tribos até a chegada de colonizadores europeus que levaram trabalhadores da índia e de outros lugares do Pacífico para a região. Fiji foi propriedade britânica até 1970, quando ocorreu sua independência, porém isso não mudou a realidade da ilha, que até hoje sofre com as divisões raciais e alguns problemas políticos. Mas apesar de todas essas questões, o país recebe turistas do mundo todo a fim de conhecer sua água azul-turquesa.

Bali, Indonésia

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (21)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (22)

Assim como a maioria dos destinos turísticos, Bali melhorou lentamente suas estradas, educação, telecomunicações e saúde após a década de 1970. Mas apesar do desenvolvimento em algumas áreas, a cultura é tida como prioridade pelos moradores locais, que não aceitam qualquer empreendimento que venha mudar a imagem da ilha.

Capri, golfo de Nápoles, Itália

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (23)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (24)

Com um passado marcado por guerras políticas e eventos infelizes, como ataques de piratas e a peste negra. Capri começou a se reerguer lentamente a partir do século XIX, conservando sua arquitetura original. Anos mais tarde, a simplicidade da ilha combinada com suas águas de um azul único atraiu artistas, poetas, escritores e intelectuais que fizeram do local seu refúgio.

Barbados, Caribe

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (25)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (26)

Barbados viu sua economia crescer através da comercialização da cana-de-açúcar e pelo turismo, que teve seu “boom”na década de 1950, quando a ilha se tornou um destino popular para os endinheirados. Porém hoje recebe milhares de turistas de todas as classes sociais em busca das belezas do mar típico do Caribe.

Santorini, Grécia

pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (27)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (28)

Após ser devastada por um terremoto no ano de 1956, danificando gravemente a infraestrutura da ilha, Santorini conseguiu se reerguer. Hoje ela atrai inúmeros viajantes ávidos em conhecer a cidade construída sobre as enormes falésias de uma caldeira vulcânica.

Costa Azul, França


pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (29)pontos_turísticos_passagem_tempo_tramp (30)

Conhecida como Riviera Francesa, essa região que hoje é um dos destinos mais sofisticados e luxuosos do mundo ganhou fama a partir dos anos de 1900, quando artistas como Henri Matisse, Pablo Picasso, Aldous Huxley  e outros, descobriram a área como sendo a melhor fonte de inspiração para sua arte. Anos mais tarde, após sofrer duas guerras mundiais, o litoral do sul da França ressurgiu ainda mais forte como um destino turístico.