McLaren Artura: o novo superesportivo híbrido da fabricante britânica


Crédito: divulgação

A montadora McLaren acaba de apresentar o Artura, seu mais novo superesportivo híbrido de 680 cv do tipo plug-in que combina um motor V6 a combustão com um elétrico. O modelo faz de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos e a velocidade máxima é de 330 km/h, limitada eletronicamente.

Sem fugir muito da tradicional identidade visual, o novo modelo da luxuosa marca britânica conta com faróis incrustados na carroceria, enormes entradas de ar nas laterais, lanternas traseiras de LED e, ao centro, presas na grade em treliça, duas saídas de escapamento. Além, é claro, as clássicas portas que abrem para cima.

O monocoque do veículo é feito de fibra de carbono e se integra aos sub-chassis de alumínio, liberando mais espaço para toda a tecnologia elétrica. Já o interior traz bancos de fibra de carbono e um sistema de entretenimento, composto por uma tela multimídia estreita e vertical para ocupar menos espaço no painel central.

A potência fica por conta de um propulsor V6 3.0 a combustão que gera 585 cv, com potência por litro de 195 cv e torque de 59,6 kgfm, combinado a um motor elétrico, que gera mais 95 cv e 22,9 kgfm de torque extra. De acordo com a fabricante, o cupê pode rodar na eletricidade por até 30 km e chega a 130 km/h nesse modo. A marca também afirma que 80% da capacidade das baterias pode ser recarregada em uma tomada normal em apenas 2h30, com isso, o sistema é capaz de acionar o ar-condicionado mesmo com o motor V6 desligado.

Com câmbio automático de dupla embreagem e oito marchas, totalmente novo, e uma direção eletro-hidráulica, a nova McLaren também traz pneus inteligentes. Chamados de Cyber Tires, os pneus têm chips internos para analisar vários dados e trabalhar com os sistemas eletrônicos de estabilidade para entregar a melhor performance.

O preço do carro no Reino Unido vai ser de 185.500 libras esterlinas, o que equivale a aproximadamente R$ 1,4 milhão, sem contar os impostos de importação, e ele deve chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2021. Confira abaixo algumas fotos: