As melhores apresentações do Festival de Sanremo 2020


As melhores apresentações do Festival de Sanremo 2020
Diodato e Francesco Gabbani (Crédito: divulgação)

O Festival de Sanremo 2020, que aconteceu entre os dias 4 e 8 de Fevereiro, no Teatro Ariston (Sanremo, Itália), acaba de chegar ao fim tendo o cantor e compositor Diodato como o grande vencedor da noite. 

O artista recebeu 39,3% dos votos com a canção “Fai rumore”, seguido de Francesco Gabbani, ganhador da competição em 2017, com 33,9% dos votos por “Viceversa” e os Pinguini Tattici Nucleari, que tiveram 26,8% dos votos com a música “Ringo Starr”. 

Para quem não sabe, o concurso musical mais importante da Itália celebrou a sua 70ª edição e reuniu 24 competidores, que apresentaram suas canções autorais nas duas primeiras noites do evento. Já na terceira noite, eles cantaram músicas que fazem parte da história de Sanremo e tiveram as exibições avaliadas pelos membros da orquestra. E o resultado final da competição, que premiou Diodato, foi calculado por meio de uma combinação entre júri (33%), jornalistas (33%) e telespectadores (34%).

Premiação

Além do prêmio principal, conhecido como seleção Campioni, o festival também premiou o jovem Leo Gassmann na seleção Nuove Proposte, pela música “Vai bene così”. Fechando as premiações, tivemos o prêmio Mia Martini dado pela crítica para Diodato com o tema “Fai rumore”, que também levou o prêmio Lucio Dalla, pela sala de imprensa.

A comissão musical atribuiu o prêmio de melhor letra, intitulado Sergio Bardotti, para a faixa “Eden”, de Rancore, e os maestros da orquestra premiaram a canção “Ho amato tutto”, de Tosca, com o troféu Giancarlo Bigazzi de melhor composição. O prêmio TIMmusic, destinado para o tema mais escutado, foi de Francesco Gabbani com a música “Viceversa”.

Visando ajudar quem não conseguiu acompanhar o festival, nós da Trämp Magazine listamos as melhores apresentações da 70ª edição do Festival de Sanremo para você assistir. Clique nos links abaixo para acessar os vídeos no YouTube:

CAMPIONI:

Diodato – “Fai rumore” (Vencedor)

Francesco Gabbani – “Viceversa”

Pinguini Tattici Nucleari – “Ringo Starr”

Le Vibrazioni – “Dov’è” 

Piero Pelú – “Gigante”

Tosca – “Ho amato tutto”

Elodie – “Andromeda”

Irene Grandi – “Finalmente Io”  

Rancore – “Eden”

Raphael Gualazzi – “Carioca”

NUOVE PROPOSTE:

Leo Gassmann – “Vai bene così” (Vencedor)

Tecla Insolia – “Otto marzo”

Fasma – “Per sentirmi vivo”

Marco Sentieri – “Billy Blu”

I DUETTI:

Tosca e Silvia Pérez Cruz – “Piazza Grande” (Lucio Dalla – 1972) (Vencedor)

Piero Pelù – “Cuore matto” (Little Tony – 1967)

Pinguini Tattici Nucleari – “Settanta volte” (Medley)

Anastasio e Premiata Forneria Marconi – “Spalle al muro” (Renato Zero – 1991)

Diodato e Nina Zilli – “24 mila baci” (Adriano Celentano – 1961)

Le Vibrazioni e Canova – “Un’emozione da poco” (Anna Oxa – 1978)

Paolo Jannacci, Francesco Mandelli e Daniele Moretto – “Se me lo dicevi prima (Enzo Jannacci – 1989)

Francesco Gabbani – “L’italiano” (Toto Cutugno – 1983)