Como alavancar sua startup


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O caminho para montar uma startup pode parecer fácil, mas é preciso muito mais do que um ideal na cabeça para ter um negócio de sucesso. No caso da VOIT, startup curitibana que criou um marketplace de artigos esportivos usados, com objetivo de promover o consumo consciente, economia circular e, claro, o esporte, os sócios Gustavo Bakai, Marco Cazarim e Thiago Paz seguiram direitinho os passos necessários, sem pressa, para criar um negócio em potencial crescimento.

“Recentemente, a VOIT passou por um processo de aceleração com o Founder Intitute, maior aceleradora de startups do mundo, e agora se prepara para, em 2021, encarar um crescimento ainda maior do que este ano”, explica o CEO, Gustavo Bakai. Em menos de um ano, o marketplace triplicou seu número de usuários e seu valuation (valor do negócio), graças ao passo a passo que seguiu no início do negócio.

“O programa da Founder Institute é bem puxado, para que o empreendedor possa realmente por sua ideia à prova e também a si mesmo. Para se destacar e chegar ao fim do programa, precisa levar o processo à sério, fazer todos os assignements com qualidade e profundidade, fazer as mentorias e ter mente aberta para receber os feedbacks verdadeiramente honestos dos mentores”, explica a diretora da Founder Institute Paraná, Ana Paula Camargo.

Seguem as dicas do trio para alavancar sua startup.

1. Tenha advisors

“Um advisor é aquele cara que presta consultoria, mentoria, mas que vivenciou o mercado, aprendeu com os próprios erros e acertos e pode passar a quem está começando uma visão de mercado e não apenas da teoria. O seu principal papel é entender o cenário da startup e ajudar na tomada de decisões que sejam assertivas para o business”, afirma Bakai.

2. Network

É imprescindível ter um bom relacionamento para qualquer negócio fluir. “Invista em um bom relacionamento, porque você vai precisar de bons contatos para alavancar seu negócio”, frisa.

3. Planejamento e pesquisa.

“Toda startup deve sanar uma dor. Não adianta viver um ideal que não existe, é preciso muita pesquisa de mercado e planejamento”.

4. Procure investidores

“Buscar quem compre sua ideia e ajude a colocar o plano em prática é essencial”.

5. Invista em marketing e comunicação

“Quem não é visto, não é lembrado e o marketing e uma assessoria de imprensa farão com que você fortaleça sua marca na hora de angariar investidores, principalmente”, diz o empresário.

6. Reduza custos supérfluos

“No começo você mesmo terá que ser o operacional e fazer tudo ao mesmo tempo, e não há nenhum problema nisso”.

7. Esteja inserido no ecossistema

“Além do network, participar de eventos e pitchs, sempre que possível, vai agregar um conhecimento e valor no seu negócio”.