Como lidar com o conflito de gerações nas empresas


Como lidar com o conflito de gerações nas empresas
(Crédito: divulgação)

Por pensarem de formas diferentes, conflitos no ambiente de trabalho tornam-se muito frequentes. Um estudo feito pela ASTD Workforce Development em parceria com a VitalSmarts revela que “um em cada três funcionários admite que sua companhia perde pelo menos 5 horas de trabalho em conflitos com pessoas de idades diferentes”.

O que esses funcionários não sabem é que além de causarem mal-estar na equipe, podem causar grandes consequências no desempenho da empresa. Saiba como evitar o choque de gerações com o consultor Netas Treinamento & Desenvolvimento, Fábio Abate:

Estabeleça uma cultura em que as diferenças sejam valorizadas

Geralmente os mais novos chegam na empresa recém-formados e até compreender as regras, valores e costumes da empresa, leva um tempo. Os mais velhos precisam entender os mais novos e ter paciência para conseguir ensinar tudo sobre a empresa.

Se mostre disposto a dialogar e sirva de exemplo

A forma como o líder se comporta diz muito sobre a maneira como a sua equipe deve o tratar. Se mostre flexível e aberto a novas propostas, independente da idade de quem você estiver dialogando.

Estimule a interação entre a equipe e prefira um ambiente sem divisões

Só avaliar metas alcançadas pela equipe não é interessante. Comece a avaliar os índices de cooperação e o quanto um funcionário ajudou o outro em suas tarefas. A quebra de divisões entre os funcionários permite maior transparência e é um empurrão para inícios de conversa independente de cargo, idade ou tempo de empresa.