Estratégias para ter mais produtividade no trabalho remoto


Cada vez mais o modelo de trabalho sem localização fixa vem se tornando uma realidade para profissionais e empresas, de diversos segmentos. Isso porque esse formato, ao mesmo tempo que elimina uma série de custos fixos para a empresa, possibilita flexibilidade, menos estresse e, principalmente, mais tempo para amigos, família e projetos pessoais.

Apesar de tantos benefícios, esse estilo de vida não é para todo mundo. Procrastinação é um mal comum que acomete quem decide trabalhar nesse modelo nos primeiros meses de adaptação. Confira algumas dicas que a Husky, fintech que facilita a vida de quem precisa receber pagamentos internacionais, preparou para tirar o melhor proveito dessa forma de trabalho.

Invista em conforto e equipamentos de qualidade

Uma das vantagens de trabalhar remoto é poder variar o local de trabalho entre um coworking, um café ou até o escritório de um amigo. Mas há dias que não dá vontade de sair de casa, principalmente se estiver muito trânsito, frio ou um dia chuvoso. Nesse caso, nada melhor do que aproveitar o home office.

Para conseguir trabalhar sem interrupções e problemas, é necessário fazer um bom “setup” no ambiente antes de começar, investindo em conforto e equipamentos. Veja abaixo alguns itens importantes:

  • Esqueça a cama ou o sofá: escolha um cômodo silencioso, com boa iluminação, espaço para mesa e cadeira, encosto alto e apoio de braços;

  • Fone de ouvido com cancelamento de ruído: não dá para ficar ouvindo obra na rua ou o barulho do vizinho;

  • Não economize no plano de internet;

  • Mochila confortável: lembre-se que irá carregar literalmente nas costas o escritório. Certifique-se que ela seja leve, mas, ao mesmo tempo, bem acolchoada e com espaço adequado para o notebook e outros equipamentos. 

Diversifique o ambiente de trabalho

Um desafio comum de quem trabalha remoto é não se acomodar e cair na monotonia, principalmente se o escritório for na própria casa. Algumas empresas possibilitam que se possa assinar com diversos coworkings ao mesmo tempo, podendo sempre variar o ambiente de trabalho.

Além de contribuir para o processo criativo e possibilitar networking, a pessoa pode usufruir de uns dos maiores benefícios dessa modalidade: liberdade e flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar.

Autogerenciamento

Antes de qualquer coisa, é necessário estabelecer horários para ter um bom rendimento. Mas muitas pessoas não prestam atenção nos próprios sinais de períodos onde estão mais focadas ou mais cansadas e, consequentemente, fazem uma gestão ruim da agenda.

Quando se identifica em qual horário trabalha melhor, ela poderá priorizar as tarefas mais importantes ou complexas nos horários mais produtivos.

Faça pausas regulares

Para manter uma rotina saudável e produtiva, é necessário um tempo para reciclar as ideias, olhar as redes sociais (com muita cautela) ou até assistir um pouco da série favorita. Diferente dos escritórios tradicionais, onde você tem o “ponto de encontro do cafezinho”, e outros espaços de descontração e lazer, é natural fazer uma pausa, principalmente se sentir que não está rendendo tanto.